domingo, 26 de fevereiro de 2012

ESTRATÉGIAS

Estratégias para promover e avaliar a aprendizagem, a interação e a construção de conhecimento

O tipo de atividades e trabalhos que podem ser desenvolvidos durante um curso em regime de e-learning são muito variados. A sua escolha deve ser condicionada, em primeiro lugar, pelo tipo de curso, a sua temática, o seu formato e duração, o número de participantes e também o número de horas de trabalho que o(s) formador(es) poderão disponibilizar. Apesar de já termos referido anteriormente diversas atividades síncronas e assíncronas, referimos seguidamente, e a título meramente ilustrativo, alguns tipos de atividades que podem ser realizadas:

- Pesquisa - Os formandos podem ser solicitados a pesquisar na Internet, de forma mais ou menos orientada, no sentido de localizar sites e documentos relevantes. As atividades podem restringir-se inicialmente à localização e seleção de informação, mas podem também incluir a avaliação, síntese, análise crítica e comparação entre as diversas fontes de informação identificadas;

- Trabalhos escritos - Os trabalhos escritos servem para os formandos construírem, aprofundarem, desenvolverem e demonstrarem os conhecimentos ou competências adquiridas, e podem ser semelhantes aos usados em cursos presenciais. Ensaios, relatórios, análises de textos, redação de textos originais, podem ser alguns dos tipos de trabalhos escritos realizados num curso em regime de e-learning;

- Discussão no fórum - A discussão de um determinado assunto ou tópico, a partir de uma mensagem ou questão inicial do formador. No final, o formador deverá sintetizar o conteúdo e as eventuais conclusões da discussão;

- Trabalhos práticos - Apesar da dificuldade que em muitas circunstâncias existe para se desenvolverem trabalhos práticos em cursos em regime de e-learning, esta é uma hipótese que não se deve afastar. Se possível e adequado, deverão ser incluídas atividades e trabalhos práticos, cuja realização ou resultados possam ser documentadas por escrito, áudio ou vídeo pelo formando, ou por terceiros;

- Testes e questionários - Permitem aos formandos e formadores realizar avaliações de tipo diagnóstico, formativo e somativo.
Um dos tipos de atividades assíncronas comumente usados no e-learning são os testes e questionários. Estes podem assumir diversas formas, de acordo com os diferentes objetivos que podem assumir.
Os testes e questionários têm sempre uma função de avaliação. Em alguns casos podem servir para os formandos e o formador avaliarem os conhecimentos iniciais (geralmente designada avaliação de diagnóstico). Em outros casos, podem servir também para monitorizar os progressos realizados durante o curso e para que os formadores forneçam retomo, comentário e orientação aos formandos (designada avaliação formativa). Finalmente, os testes e questionários podem ser usados para certificar a aprendizagem,
classificar os formandos e preencher os requisitos necessários para que obtenham uma qualificação (avaliação somativa e sumativa).

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