terça-feira, 16 de março de 2010

UM GOLPE na PREGUIÇA

UM GOLPE NA PREGUIÇA

A maioria dos praticantes de artes marciais adota o esporte pelos benefícios que pode proporcionar ao corpo e à mente. São modalidades que desenvolvem vários grupos de músculos, a coordenação motora, a capacidade aeróbica e a cardiovascular, o raciocínio e a sociabilidade. Embora a defesa pessoal seja um argumento comum para atrair novos adeptos, as artes marciais geralmente estão ligadas a doutrinas que pregam a não-violência. Eis as principais categorias de artes marciais populares e o perfil ideal para quem quer praticá-las.

Capoeira – Aumenta a agilidade e a flexibilidade. Crianças de 6 anos já podem praticá-la, inicialmente apenas como diversão e, a partir dos 16 anos, para aprimoramento físico e competições. Por não ter origem oriental, o método de aprendizado é considerado mais adaptável ao ritmo do aluno. São necessários mais de vinte anos para se tomar mestre.

Judô – Aos 6 anos, a criança já tem suficiente controle motor para treinar. É considerado um esporte excelente para exercitar a disciplina e a interação, já que não existe treino individual. Como não há chutes nem socos, o risco de acidentes é menor que em outras modalidades. Praticando regularmente, é possível chegar à faixa preta em dez anos. Obtida essa faixa, ainda há outras dez graduações, chamadas de "dan". Alcançar o décimo dan exige pelo menos vinte anos de dedicação.

Caratê – Recomenda-se o início da prática após a criança ter entrado na escola e ter tido noções de disciplina coletiva, por volta dos 7 anos. Praticando três vezes por semana, pode-se atingir o primeiro dan da faixa preta em quatro anos. A graduação máxima pode exigir quarenta anos de treino.

Jiu-Jitsu – Desenvolve a habilidade de luta no chão. Como no judô, não há chutes nem socos. A partir dos 9 anos, o treinamento começa a ter caráter técnico.

Kung fu – Popularizado pelos filmes de artes marciais, é repleto de estilos. Por isso, tornar-se um mestre pode demorar até três décadas. O nome da arte vem do chinês e significa algo como "conquistado com muito trabalho". Com apenas dois anos de treino regular, porém, já e possível participar de competições.

Tae Kwon do – Desenvolve o equilíbrio e o autocontrole - pois é preciso dar chute no momento certo - além dos músculos das pernas, para ataques, e dos braços, para defesa. Crianças de 3 anos podem começar com treinamentos lúdicos e recreativos. Um protetor para a cabeça ajuda a evitar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário