terça-feira, 16 de março de 2010

OS DOUTORES DA ALEGRIA

OS DOUTORES DA ALEGRIA - ARTE, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Informações históricas
Em 1986, Michael Christensen, um palhaço americano, diretor do Big Apple Circus de Nova Iorque, apresentava-se numa comemoração num hospital daquela cidade, quando pediu para visitar as crianças internadas que não puderam participar do evento. Improvisando, substituiu as imagens da internação por outras alegres e engraçadas. Essa foi a semente da Clown Care UnitTM, grupo de artistas especialmente treinados para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque.
Em 1988 Wellington Nogueira passou a integrar a trupe americana. Voltando ao Brasil, em 1991, resolveu tentar aqui um projeto parecido, enquanto ex-colegas faziam o mesmo na França (Le Rire Medecin) e Alemanha (Die Klown Doktoren). Os preparativos deram um trabalho danado, mas valeu: em setembro daquele ano, numa luminosa iniciativa do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo (hoje Hospital da Criança), teve início o programa.

Informações técnicas
A missão dos "Doutores da Alegria" é ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço, nutrindo esta forma de expressão como meio de enriqueci¬mento da experiência humana. É uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que realiza cerca de 50 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

O trabalho dos Doutores da Alegria nos Hospitais – o programa-mãe
o "besteirologistas", em duplas, visitam crianças hospitalizadas, leito a leito, duas vezes por semana, durante aproximadamente seis horas por dia, inclusive nas unidades de terapia intensiva e de procedimentos ambulatoriais. A cada seis meses os artistas se revezam entre os hospitais.

Características do trabalho:
• Regularidade – a mesma dupla de artistas comparece a um mesmo hospital durante seis meses, criando laços e cumplicidade com pacientes, seus parentes e profissionais de saúde.
• Cooperação com os profissionais de saúde – parte do trabalho é desenvolver um relacionamento cooperativo com os diferentes grupos profissionais da instituição visitada.
• Sistemática – o método de aproximação tem como princípio a permissão da criança; caracterização, rotinas prévias e improvisação compõem o tripé do trabalho artístico.



Características dos besteirologistas:
• Excelência profissional – os besteirologistas são artistas profissionais especializados na arte do palhaço e dominam também outras artes circenses e musicais.
• Treinamento – a aclimatação ao ambiente e aos procedimentos hospitalares é objeto de treinamento específico para novos integrantes.
• Formação continuada – cursos de aprimoramento técnico e artístico são regulares.

Fonte: www.doutoresdaalegria.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário