sábado, 20 de março de 2010

PARADA PARA PENSAR

PARADA PARA PENSAR

Nossa vida é uma jornada. Com pedaços bons, com pedaços maus, com dias de sol e com dias cinzentos, nublados. Com lágrimas e sorrisos, encontros e desencontros.
Parar, olhar, escutar... diziam aquelas tabuletas benfeitoras, junto às encruzilhadas onde os trilhos de trem cortavam caminhos, estradas de rodagem. Muito incauto morreu ou saiu ferido, porque não deu atenção ao aviso.
PARADA PARA PENSAR... Não é uma simples frase de efeito retórico. Não é apenas uma ótima manchete para artigo de revista ou jornal.
PARADA PARA PENSAR é uma questão de sobrevivência, num mundo disperso e atabalhoado como o nosso.
Nem todos acreditam, mas é a verdade total: cai aos pedaços pelo caminho quem já não pára, aqui e ali, para redimensionar sua vida, fazer o balanço de seus dias, planejar o presente e o futuro.
Há gente demais que se arrasta por aí, Cansada, amarga, desiludida, já sem fôlego e sem perseverança para seguir em frente. Muitos deles descuraram um único detalhe de suprema importância: o reabastecimento cotidiano. Parece uma banalidade insistir neste detalhe. Mas não é simples banalidade. É um aspecto essencial. Não esquecer de levar conosco um bom estoque de reservas para os momentos mais difíceis.
Um estoque de reservas é o segredo de qualquer viandante inteligente, prevenido. Reservas de bom humor. Reservas de serenidade. Reservas de autoconfiança, de coragem, de otimismo e humildade. Reservas de esperança, de ¬preces e de meditação.
Parada para pensar, para reabastecer. Sucumbe fácil quem não se realimenta. E jamais chegam aos cumes da montanha de sua auto-realização os que saem de casa, esportiva e despreocupadamente, acreditando que a estrada é fácil, que tudo virá ao nosso encontro num toque de mágica, que a conquista de um lugar ao sol não reclama esforço e que todo mundo nos prestará sua colaboração gratuita no maior dos sorrisos e na melhor boa vontade ...
Parada para pensar. É erguer as mãos em prece. Pedindo, agradecendo. Quando tantos valores espirituais estão sendo engolidos implacavelmente por slogans materialistas e transitórios, só há um caminho de salvação: o retorno ao silêncio, à prece, à meditação.
Enfrente a si mesmo. Reabasteça seu entusiasmo, sua alegria de peregrino. E siga avante, de alma leve, de coração sereno e um grande sorriso otimista.

Fonte: Parada para pensar
Editora Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário