sábado, 20 de março de 2010

O QUE É PORTFÓLIO

O QUE É PORTFÓLIO
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso dos alunos através de um conjunto de procedimentos contínuos, são instrumentos de estimação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua, mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo, Portfólio não é um deposito de trabalhos “organizados”, é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo, auxiliando e dialogando com os alunos.
Assume-se então uma estratégia conjunta da reflexão, ação e avaliação.

Critérios do Portfólio
Registrar ideias, experiências e opiniões acerca do processo de formação. Registrar e refletir de forma sistemática as suas ideias, motivações, opiniões, propósitos e registra todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.
Este instrumento pode ser um ótimo meio de acompanhamento do processo evolutivo do aluno, pois está voltado para o desenvolvimento integral do aluno possibilita compreender determinadas situações que não estão explícitas, ou seja, estimula que cada aluno faça sua própria elaboração, construindo conhecimentos sobre a proposta de estudo. Desta forma, o objetivo constitui-se em acompanhar o trabalho do aluno através de diferentes domínios de aprendizagem, permitindo ao professor refletir sobre o ato pedagógico. A reflexão auxilia também o aluno, que percebe seu progresso; evidencia avanços; permite corrigir incompreensões. Uma professora refere que, pelo portfólio, e possível conhecer como cada aluno percorre seu processo de aprendizagem.
A utilização do portfólio é ainda bastante incipiente na prática educativa, na Educação Infantil, porque há muitos professores que o consideram como mero instrumento de avaliação e não de acompanhamento das aprendizagens construídas. Para utilizá-lo e necessário conhecimento e organização do mesmo para que ele possa ser útil, do contrário será apenas uma pasta, uma coletânea de trabalhos, sem utilidade, o que passa a ser motivo de contestação. É preciso: organização, criatividade, pesquisa, conhecimento do que se quer desenvolver e ter uma proposta objetiva e clara.
As atividades 'organizadas' permitem a avaliação do trabalho pedagógico proposto e também auxiliam na escolha de uma metodologia que vise ao crescimento integral dos alunos, respeitando suas potencialidades e ou dificuldades.
A partir do estudo realizado sobre a utilização do portfólio em sala de aula, na educação, constatou-se que ele influência de forma significativa os seguintes pontos:
a) prática pedagógica - comprovou-se melhoria das competências organizacionais do professor nos processos de ensino e de aprendizagem na gestão da sala de aula. Essas passaram a ser mais inter-relacionadas, com abordagem mais centrada em uma proposta que envolve o aluno, tomando-o sujeito do próprio processo;
b) planejamento das atividades - compreendeu-se que os professores implementam atividades de aprendizagem auto-regulatórias, cooperativas e significativas que possibilitam maior participação, planejamento e reflexão em parceria: alunos e professores;
c) processo de avaliação - constatou-se que a diferença e que o processo de reflexão traz implícito o processo de avaliação, porque ele estimula a auto-organização e, portanto, a auto-reflexão, além de despertar a cognição e a motivação na realização da tarefa;
d) desenvolvimento do aluno - observou-se que os discentes passam a ser considerados sujeitos ativos do processo; assumem a participação e a reflexão das propostas de trabalho e das conquistas realizadas com mais individualidade e autonomia, o que oportuniza aprendizagens significativas. Eles também sistematizam, com mais segurança os trabalhos escolares;

Vantagens

Destacam-se as seguintes vantagens em realizar avaliações e aprendizagens escolares por meio de portfólio: oferecer aos alunos e professores uma oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes, ao mesmo tempo que possibilita a introdução de mudanças durante o desenvolvimento do programa; permitir aos professores aproximar-se do trabalho dos alunos, não de uma maneira pontual e isolada, como acontece com as provas e exames, mas, sim, no contexto do ensino, baseado em momentos de aprendizagens; permitir aos alunos sentiram a aprendizagem institucional como algo próprio (coerência entre as atividades de ensino com as finalidades de aprendizagens); possibilitar a identificação de questões relacionadas com o modo como os estudantes e os educadores refletem sobre quais são os objetivos de sua aprendizagem; oportunizar aos professores e aos alunos a refletirem sobre o desenvolvimento dos estudantes e suas mudanças ao longo do curso e permitir aos professores acompanhar o trabalho dos estudantes num contexto em que a atividade de ensinar é considerada complexa com elementos inter-relacionados.

Limitação do Portfólio

Exigência de um maior tempo do docente, já que ele precisará fazer uma análise criteriosa dos trabalhos dos alunos.



Reação de dúvida e superação
A reação de dúvida é absolutamente aceitável, pois se considera a confecção do portfólio reflexivo, um instrumento ainda pouco utilizado na educação superior. Esses sentimentos podem ser visualizados nas falas selecionadas abaixo:
Meio confuso, pois não sabia como expressar um pouco de mim e da minha vida pessoal, mas consegui com a ajuda do grupo.
No início não estava entendendo muito bem, mas depois (...). achei uma ótima idéia (...).
No começo achei cansativo, pois pensei que seria difícil construir um portfólio, mas no decorrer das aulas vi que era só acompanhar (...).
Fiquei preocupada, pois pensava que seria algo mais trabalhoso.

Reação de negatividade
Os fatores que encaminham para o sentimento de negatividade ao processo podem ser observados nas declarações descritas abaixo:
Essa técnica foi nova e teve um pouco de dificuldade para ser desenvolvida.
(...) pelo fato de ser uma experiência nova em minha vida (...).
(...) para que serve...
(...) muita dificuldade em me expressar.
A resistência ao novo, dificuldade de expressão, limitação na comunicação escrita, são fatores levam a reação de negatividade do processo, que é vista como situações que devem ser trabalhadas, nestes estudantes.
Em criar a primeira idéia que poderia iniciar a construção.
Na construção do portfólio (...) localizar as palavras (...).
(...) como fazê-lo.
Como começar o portfólio. Quais seriam as palavras adequadas (...)
Como iniciar (...) o formato
falta de disponibilidade de tempo
A maior dificuldade foi o tempo disponível para poder fazer melhor
(...) de falar sobre si mesmo.
(...) escrever sobre você mesmo.

Reação de satisfação por ser útil e aplicável
Selecionamos as falas abaixo como demonstrativo desta, que se segue:
(...) auxilia o desenvolvimento reflexivo sobre a disciplina.
Mais uma oportunidade de sabermos como estamos em nosso curso.
A princípio foi de espanto, mas no decorrer foi muito legal, pois podemos nos colocar de forma em que o nosso “eu” seja considerado.

Resultados e conclusões
Ao fim do período letivo, constatou-se, por meio do resultado das notas e depoimentos realizado pelos próprios alunos, que realmente a experiência em trabalhar com portfólio vale a pena. Pode-se verificar essa afirmação observando a Tabela 1 e os depoimentos dos alunos.
As notas foram o reflexo da aceitação e funcionamento do sistema portfólio de avaliação, visto que nenhum aluno ficou com nota inferior a 7,5. Hipotetizando-se que essa forma de avaliação contínua possibilita a melhora do desempenho escolar do aluno, visto trazer mais interesse e participação.

Alguns depoimentos dos alunos
Chegamos à conclusão de que o portfólio é, sem dúvida, o método de avaliação mais coerente e honesto que conhecemos (D. e L.).
A avaliação por meio de portfólio vem reforçar ainda mais a aprendizagem, foi bastante produtivo e interessante (A.).
Quando concluímos e refletimos sobre os assuntos abordados em sala de aula, verificamos o quanto aprendemos. O portfólio nos dá abertura para que façamos novas pesquisas por meio dele, somos avaliados a todo o momento sem percebermos. Só assim ficamos isentos da pressão que significa o termo prova (S., A., P., S. e M.).
Momento em que a avaliação é ao mesmo tempo um processo de ensino-aprendizagem (...) (L., E., A. e R.).
Descobrimos que somos capazes de “questionar e refletir”. Tivemos orgulho de saber que o resultado saiu do nosso trabalho e que podemos e sabemos construir idéias (L. e O.).
Portfólio – nova forma de avaliação que possibilita uma interação maior entre aluno e educador que oferece oportunidades de reflexão sobre a construção da aprendizagem e do autoconhecimento (M., N., N., S. e V.).
Instrumento de avaliação moderno e arrojado, que tem como protagonista todos os recursos oferecidos pelo professor. Para nós, o portfólio veio para tirar o medo que sentíamos em expressar pensamentos e sentimentos (L., M., A., N., M. e E.).
Quanto aos depoimentos, pôde-se identificar que não só demonstraram que os alunos foram favoráveis à avaliação realizada por meio de portfólio como também mostraram que todos compreenderam o trabalho desenvolvido. Pôde-se observar, também, que o prazer e o entusiasmo demonstrado pelos alunos desencadearam não só uma relação de interação professor- aluno, mas também contribuiu sobremaneira para a compreensão vivida do conteúdo. A abertura do campo pedagógico foi proporcionada em todos os momentos e a ampliação dos saberes foi sendo elaborada passo a passo à medida que os alunos se posicionavam como sujeitos reflexivos na construção de sua própria aprendizagem.

Conclusão
Portanto, o uso do portfólio em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade. E, no momento em que se procuram encontrar soluções para que a educação acompanhe as rápidas mudanças que ocorrem no mundo atual, parece razoável que a aprendizagem e a avaliação escolar realizada por meio de portfólio sejam pensadas e refletidas como alternativas possíveis.
Sugere-se a realização de estudos mais sistematizados, visando ampliar o repertório de conhecimentos sobre esse sistema de avaliação.

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