domingo, 3 de junho de 2012

Por que INTERDISCIPLINARIDADE ?

Por que Interdisciplinaridade? A Interdisciplinaridade Os Projetos: sugestões de atividades interdisciplinares Em primeiro lugar, temos de ter em mente que a interdisciplinaridade é uma atitude a ser assumida. A seguir, ilustraremos como poderia ser desenvolvido um projeto interdisciplinar na escola, levando em conta as disciplinas incluídas. O tema será cidadania. Cidadania é um assunto bastante rico e uma necessidade dos nossos dias. Em um projeto pedagógico interdisciplinar, ela poderá ser enfocada por todas as disciplinas sob vários pontos de vista, o importante é que os alunos aprendam a olhar o mesmo objeto de estudo sob perspectivas diferentes. A Cidadania sob diversos olhares Vamos transitar pelas disciplinas (matérias), escolhendo o tema Cidadania, enxergando-a de pontos de vista diferentes, que algumas vezes se encontram e se complementam; em outros momentos se ampliam, se questionam, se negam ou se confirmam, mas na maioria das vezes se iluminam. A Cidadania do ponto de vista das Áreas do Conhecimento Quando enfocamos a Cidadania sob a ótica das Ciências Humanas, por exemplo, devemos estudar o conceito e escolher de que forma desejamos abordá-la. Se a Cidadania tem a ver com os direitos e deveres dos cidadãos de um país e está diretamente ligada à Constituição Federal, lei máxima de uma nação, pode­ mos começar pesquisando sobre o porquê da necessidade da Constituição. O que vem a ser Constituição? Qual foi a data da última Constituição outorgada em nosso país? Podemos investigar também a Declaração Universal dos Direitos Humanos, correlacionar Cidadania e direitos humanos. Estudar os direitos do cidadão, como igualdade, direito do consumidor, direito à moradia, direito à educação etc. Avançar nos estudos dos princípios para uma prática democrática de participação efetiva e pesquisar os modos de participação comunitária são conceitos diretamente proporcionais. Do ponto de vista da História, podemos nos perguntar: qual foi a primeira constituição elaborada na história da humanidade? Outra pergunta que poderemos fazer: qual foi a data e as circunstâncias da elaboração da primeira constituição do país, no caso o Brasil? Passando pela Geografia, abordando-a sob a ótica da Geografia Humana, isto é, o homem é um ser histórico, capaz de atuar no seu meio para transformá-lo, podendo melhorá-lo. Pode transformar seu bairro, criando órgãos para defesa de seus direitos; pode melhorar a escola, criando espaços físicos e de participação social e cultural. Este trabalho inicial traçado poderá partir da parte diversificada do currículo: filosofia, sociologia, antropologia, política e psicologia. Esta área de Fundamentos nos auxilia a construir o conceito Cidadania e, no trabalho com as outras áreas do conhecimento, exploramos, a praticabilidade dos conteúdos, conceitos e tecnologias que possam nos ajudar a transformar o meio por meio de projetos idealizados que venham ao encontro das necessidades da comunidade escolar e local. Podemos transformar o meio do ponto de vista ecológico, a partir de uma consciência cidadã, mantendo nosso espaço limpo, arborizado, estudando conceitos que nos oferece, passando pelo Tema Transversal Meio Ambiente. Podemos também lançar mão da Matemática, quando houver necessidade de transformar o espaço físico, por meio de mutirões para construção ou reforma dos espaços, fazendo cálculos, construindo maquetes etc. Na construção de cenários para peças teatrais, a Matemática pode ser trabalhada em conjunto com as disciplinas Língua Portuguesa e Arte, a fim de levar a mensagem aos espectadores. Os projetos nos levam a ações práticas, em que podemos exercitar a interdisciplinaridade e assim perceber o significado do que aprendemos, aplicando os conceitos. A cidadania poderá ser colocada em prática a partir da participação efetiva da comunidade escolar em algo que ela considere importante em sua escola ou na sua própria comunidade. A idéia levantada deverá ser realizada de maneira democrática; aqui aprofundaremos o conceito de democracia e entraremos pelo tema transversal Ética. A experiência mostra que, quando trabalhamos por meio de projetos, colocando em prática os conceitos e conteúdos aprendidos, a partir da convivência entre os indivíduos, o indivíduo e o grupo, os grupos entre si, e os grupos no coletivo, potencialidades, limitações e conflitos aparecem, auxiliando-nos no crescimento como indivíduos e como um todo. O exercício da democracia e da ética no dia-a-dia para a construção da cidadania é de grande importância para o indivíduo, como sujeito participativo de um coletivo e para o sujeito como indivíduo que constrói sua identidade a partir da convivência com os outros. Este é o lado mais humanizado do ensino, que tentamos resgatar. Necessidades como aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a ser são exercitadas diariamente. Quando os alunos começam a trabalhar por meio de projetos, percebem a importância prática de enviar a mensagem de forma clara ao público-alvo, seja a própria comunidade escolar ou local, por meio da elaboração de cartazes, de faixas, de murais, de textos informativos, de pequenos jornais escolares e decoração, que chamem a atenção para o que se deseja atingir; aqui promovemos o encontro da Língua Portuguesa, Arte e Informática. As disciplinas Língua Portuguesa, Arte e Educação Física poderão trabalhar de forma integrada, complementando-se, por meio de atividades como performances, teatro, números musicais, jograis etc., levando a mensagem da reflexão desenvolvida durante o processo do trabalho interdisciplinar. É por este trabalho que acontece o desenvolvimento integrado das habilidades e competências.

Um comentário:

  1. Os assuntos no mundo contemporâneo estão surgindo muito rápido, os conteúdos são muitos, o tempo é pouco. As aulas interdisciplinares bem planejadas são uma forma do professor polivalente alcançar seus objetivos. Como você disse temos de ter em mente que a interdisciplinaridade é uma atitude a ser assumida. Para trabalhar de forma interdisciplinar temos que nos sentir interdisciplinar, temos que estar muito bem capacitados e conhecer o currículo para fazer as conexões e perceber que a mente não tem “caixinhas” para cada disciplina. Mas trabalhar de forma interdisciplinar a partir do ciclo 2 do Fundamental é difícil porque precisa de uma grande ajuda da Coordenação, principalmente para a execução de projetos. Gostei do Texto. Nancy Borges

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