domingo, 24 de junho de 2012

DISCUSSÕES ASSÍNCRONAS e DISCUSSÕES SÍNCRONAS

As discussões assíncronas O ensino online distingue-se de um programa tutorial online pela possibilidade de interação entre todos os participantes. Essa interação pode ser estimulada com o recurso a fóruns de discussão, em que os interlocutores comunicam em tempos diferentes. A moderação destes fóruns por parte dos tutores exige alguns cuidados. • Estabeleça um calendário para cada discussão de forma a que os estudantes conheçam o tempo a ela dedicado e possam ter tempo de intervir e de refletir sobre as contribuições dos colegas; • Utilize uma questão norteadora para despoletar e centrar a discussão; • Procure manter a discussão centrada em poucas idéias ao mesmo tempo; • Estabeleça regras para a discussão (ex: mínimo de contribuições, como encadear as contribuições tendo em conta a existência de raízes, resposta, etc); • Procure equilibrar as suas participações, de forma a dar espaço a que os alunos desenvolvam a sua autonomia e a não transformar a discussão numa série de perguntas/respostas; • Elabore comentários abertos, que suscitem o debate; • Evite comentários muito extensos e complexos já que, em geral, este tipo de comentário origina o silêncio; • Convide os estudantes a comparar pontos de vista e a argumentarem as suas posições; • Elabore sínteses, direcionando a discussão se esta parecer não seguir uma linha condutora ou no caso de os estudantes se desviarem das idéias em discussão; • Realce as contribuições positivas e ignore as negativas; • No caso de alguma postura incorreta, reaja de imediato enviando uma mensagem privada ao autor; • Envie mensagens privadas (via correio eletrônico) aos estudantes que pretende estimular para a discussão; • Seja paciente e não se apresse a elaborar comentários sobre o tema em discussão se notar falta de participação dos estudantes. Em vez disso, envie mensagens privadas procurando saber se há problemas técnicos ou outros. As discussões síncronas A discussão síncrona tem lugar através da ferramenta de chat. Entre as várias desvantagens que possui, exige a presença simultânea dos participantes e o conseqüente acerto prévio de uma data e hora de encontro. A sua utilização útil para objetivos de comunicação específicos: • Procure usar o chat com parcimônia; a sua utilidade reside, sobretudo na possibilidade de despoletar brainstorming, de trocar impressões sobre um assunto, de combinar metodologias de trabalho ou simplesmente de promover o convívio; • Limite o número de participantes por chat: se o número é elevado a discussão redunda com facilidade em confusão; • Procure que o chat tenha um moderador, que pode ser o Professor/Tutor ou não. É o moderador quem faz a gestão da "conversa"; • No início do chat dê um tempo para os diversos participantes entrarem e se ambientarem, promovendo uma pequena conversa informal; • Organize regras para facilitar a participação de todos os intervenientes e evitar que um deles monopolize a conversa, como por exemplo: • pedir a palavra para intervir (digitar PP);

Nenhum comentário:

Postar um comentário