domingo, 3 de junho de 2012

DICAS PRÁTICAS para exercício da TUTORIA

Dicas Práticas que podem ajudar no Aperfeiçoamento Contínuo da Equipe Docente, Especialmente quem Exerce a Tutoria • Ser amigável, educado, profissional e atencioso nas interações; • Dialogar com uma variedade de alunos e não se concentrar em apenas um grupo ou indivíduo; • Responder consistentemente às perguntas e questões dos discentes dentro do prazo estabelecido, preferencialmente em menos de 24 horas úteis: • Demonstrar animação e entusiasmo com o processo de aprendizagem; • Monitorar os grupos de estudo e encorajar a colaboração; • Elaborar novidades a partir da participação dos estudantes e acrescentar outros estímulos à discussão sempre que possível; • Manter a turma focada nos objetivos de aprendizagem propostos, sem abrir mão da empatia; • Acompanhar indivíduos para que não se ausentem do espaço virtual por mais de uma semana; • Emitir comentários específicos, detalhados e construtivos a respeito de atividades entregues por alunos, que oriente quanto a possíveis melhoras tanto no presente quanto em futuros trabalhos. • Organizar a aprendizagem de forma cooperativa e colaborativa, por meio da interação entre a diversidade de ritmos de aprendizagens. • Promover um espaço dialógico para a construção do conhecimento. • Tornar suas mensagens claras, despertando a curiosidade. • Buscar alternativas para possíveis soluções. • Medir as relações entre os educandos e as tecnologias que mudam constantemente as formas de ensinar e aprender. • Desenvolver estratégias pedagógicas capazes de motivar os alunos para a utilização crítica e dinâmica nas mais variadas tarefas do cotidiano. • Trocar experiências. Expressem seus pontos de vista e construa juntos aprendizagens significativas. • Incentivar a pesquisa e a investigação graças às formas digitais. • Estimular a comunicação com os alunos, criando grupos virtuais, listas de discussão, comunidades virtuais, salas de bate-papo, fóruns de discussão, a fim de motivar trocas de informações. • Agendar chats temáticos ou chats tira-dúvidas no sentido de dinamizar a interatividade. • Mediar interações virtuais dos alunos via e-mail como troca de mensagens, envio de arquivos, agenda de atividades. • Sintetizar as principais idéias discutidas. • Diversificar as atividades e estratégias ajustando-as a graus crescentes de dificuldade para se tornar possível a qualquer participante encontrar forma de intervir e de se adaptar gradualmente ao espaço. • Dar as boas vindas aos participantes quando estes entram numa discussão. • Ser encorajador simpático e dar apoio na condução das discussões. • Projetar a sua personalidade enquanto professor e permitir que os alunos o conheçam como pessoa num grau adequado. • Sugerir aos alunos que se liguem, pelo menos uma vez por semana. • Encorajar os alunos a identificar os colegas quando responderem a contribuições específicas. • Elogiar as contribuições quando for adequado. • Ser informal na comunicação. • Encorajar os alunos mais passivos a participar. • Exprimir os seus sentimentos, mas evitar o despoletar de conflitos. • Ser cuidadoso na utilização do humor pelo menos até atingir um certo grau de familiaridade. • Encorajar os alunos a informar o professor por e-mail de quaisquer tensões ou ansiedades. • Selecionar os recursos materiais e ferramentas apropriadas de acesso. • Estabelecer laços de empatia, de afeto, de colaboração, de incentivo, de manter o equilíbrio entre flexibilidade e organização. • Ser aberto, humano, valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação. • Fornecer feedback, orientar e definir as regras das interações. • Promover a participação de todos nas discussões, girando-as e focando-as em linhas construtivas. • Focar a discussão nos conceitos, princípios e competências essenciais. • Criar um ambiente amigável, que promova aprendizagem, através do incentivo às relações humanas, desenvolvendo o trabalho e a coesão do grupo. • Fazer com que a tecnologia seja transparente para o aluno. • Estabelecer ligação, gerar entusiasmo, manter interesse, e ajudar nas dificuldades. • Fazer acontecer, ser um catalisador (quando necessário), identificar quando é necessário agir e fazê-lo. • Compreender as necessidades de cada um dos alunos e do grupo e ter a flexibilidade de ajustar o curso, na medida do possível, a essas necessidades. • Manter o foco no essencial, impedindo os alunos de se afastarem, e resolver os problemas técnicos ou de outra natureza. • Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com o outro. • Não ter medo de se colocar e compartilhar suas experiências significantes com outros colegas. • Colocar nossas dúvidas e experiências sobre determinado tema. • Discutir o assunto com os colegas. • Acessar o ambiente diariamente e tirar suas dúvidas com o tutor. • Buscar orientação dos tutores. • Trocar experiências significativas, visando a construção crítica do conhecimento. • Construir seu próprio ponto de vista sobre o tema proposto e participe do fórum temático de discussão. • Compreender o computador como um ambiente cognitivo de aprendizagem. • Organizar sem tempo e desenvolver uma metodologia de estudo para aprimorar seu desempenho. • Dar as boas vindas aos participantes quando estes entram numa discussão.

Um comentário:

  1. Muito bom suas dicas. Para nós que usamos o Moodle elas são fantásticas. Obrigado Conceição! Muito bacana mesmo!

    ResponderExcluir