domingo, 3 de junho de 2012
DICAS PRÁTICAS para exercício da TUTORIA
Dicas Práticas que podem ajudar no Aperfeiçoamento Contínuo da Equipe Docente, Especialmente quem Exerce a Tutoria
• Ser amigável, educado, profissional e atencioso nas interações;
• Dialogar com uma variedade de alunos e não se concentrar em apenas um grupo ou indivíduo;
• Responder consistentemente às perguntas e questões dos discentes dentro do prazo estabelecido, preferencialmente em menos de 24 horas úteis:
• Demonstrar animação e entusiasmo com o processo de aprendizagem;
• Monitorar os grupos de estudo e encorajar a colaboração;
• Elaborar novidades a partir da participação dos estudantes e acrescentar outros estímulos à discussão sempre que possível;
• Manter a turma focada nos objetivos de aprendizagem propostos, sem abrir mão da empatia;
• Acompanhar indivíduos para que não se ausentem do espaço virtual por mais de uma semana;
• Emitir comentários específicos, detalhados e construtivos a respeito de atividades entregues por alunos, que oriente quanto a possíveis melhoras tanto no presente quanto em futuros trabalhos.
• Organizar a aprendizagem de forma cooperativa e colaborativa, por meio da interação entre a diversidade de ritmos de aprendizagens.
• Promover um espaço dialógico para a construção do conhecimento.
• Tornar suas mensagens claras, despertando a curiosidade.
• Buscar alternativas para possíveis soluções.
• Medir as relações entre os educandos e as tecnologias que mudam constantemente as formas de ensinar e aprender.
• Desenvolver estratégias pedagógicas capazes de motivar os alunos para a utilização crítica e dinâmica nas mais variadas tarefas do cotidiano.
• Trocar experiências. Expressem seus pontos de vista e construa juntos aprendizagens significativas.
• Incentivar a pesquisa e a investigação graças às formas digitais.
• Estimular a comunicação com os alunos, criando grupos virtuais, listas de discussão, comunidades virtuais, salas de bate-papo, fóruns de discussão, a fim de motivar trocas de informações.
• Agendar chats temáticos ou chats tira-dúvidas no sentido de dinamizar a interatividade.
• Mediar interações virtuais dos alunos via e-mail como troca de mensagens, envio de arquivos, agenda de atividades.
• Sintetizar as principais idéias discutidas.
• Diversificar as atividades e estratégias ajustando-as a graus crescentes de dificuldade para se tornar possível a qualquer participante encontrar forma de intervir e de se adaptar gradualmente ao espaço.
• Dar as boas vindas aos participantes quando estes entram numa discussão.
• Ser encorajador simpático e dar apoio na condução das discussões.
• Projetar a sua personalidade enquanto professor e permitir que os alunos o conheçam como pessoa num grau adequado.
• Sugerir aos alunos que se liguem, pelo menos uma vez por semana.
• Encorajar os alunos a identificar os colegas quando responderem a contribuições específicas.
• Elogiar as contribuições quando for adequado.
• Ser informal na comunicação.
• Encorajar os alunos mais passivos a participar.
• Exprimir os seus sentimentos, mas evitar o despoletar de conflitos.
• Ser cuidadoso na utilização do humor pelo menos até atingir um certo grau de familiaridade.
• Encorajar os alunos a informar o professor por e-mail de quaisquer tensões ou ansiedades.
• Selecionar os recursos materiais e ferramentas apropriadas de acesso.
• Estabelecer laços de empatia, de afeto, de colaboração, de incentivo, de manter o equilíbrio entre flexibilidade e organização.
• Ser aberto, humano, valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação.
• Fornecer feedback, orientar e definir as regras das interações.
• Promover a participação de todos nas discussões, girando-as e focando-as em linhas construtivas.
• Focar a discussão nos conceitos, princípios e competências essenciais.
• Criar um ambiente amigável, que promova aprendizagem, através do incentivo às relações humanas, desenvolvendo o trabalho e a coesão do grupo.
• Fazer com que a tecnologia seja transparente para o aluno.
• Estabelecer ligação, gerar entusiasmo, manter interesse, e ajudar nas dificuldades.
• Fazer acontecer, ser um catalisador (quando necessário), identificar quando é necessário agir e fazê-lo.
• Compreender as necessidades de cada um dos alunos e do grupo e ter a flexibilidade de ajustar o curso, na medida do possível, a essas necessidades.
• Manter o foco no essencial, impedindo os alunos de se afastarem, e resolver os problemas técnicos ou de outra natureza.
• Aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com o outro.
• Não ter medo de se colocar e compartilhar suas experiências significantes com outros colegas.
• Colocar nossas dúvidas e experiências sobre determinado tema.
• Discutir o assunto com os colegas.
• Acessar o ambiente diariamente e tirar suas dúvidas com o tutor.
• Buscar orientação dos tutores.
• Trocar experiências significativas, visando a construção crítica do conhecimento.
• Construir seu próprio ponto de vista sobre o tema proposto e participe do fórum temático de discussão.
• Compreender o computador como um ambiente cognitivo de aprendizagem.
• Organizar sem tempo e desenvolver uma metodologia de estudo para aprimorar seu desempenho.
• Dar as boas vindas aos participantes quando estes entram numa discussão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom suas dicas. Para nós que usamos o Moodle elas são fantásticas. Obrigado Conceição! Muito bacana mesmo!
ResponderExcluir