domingo, 3 de junho de 2012

Apresentando os TEMAS TRANSVERSAIS

Apresentando os Temas Transversais Além desses temas, trabalhar com os temas locais selecionados pelas comunidades escolares, que devem levar em conta a realidade local, ou seja, a comunidade onde a escola está inserida. Por esse motivo, o aluno, além de estudar as disciplinas e conteúdos, passará, juntamente com seu educador e colegas, a desenvolver trabalhos conjuntos considerando os Temas Transversais que entendo como proposta interdisciplinar. Dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais que "a proposta da interdisciplinaridade é estabelecer ligações de complementaridade, interconexões e passagens entre os conhecimentos". O aluno deverá desenvolver a capacidade de relacionar teoria e prática, no ensino de cada disciplina, ser capaz de fazer conexões entre todas as disciplinas que compõem seu currículo para a construção do conhecimento, que deverá supor a compreensão dos significados; e este processo deverá ter sentido para o aluno, um ensino contextualizado. A intenção aqui é a de que o aluno possa fazer uso do que aprendeu para sua vida e, especialmente, que desenvolva uma visão crítica da realidade, e mais, que possa participar desta realidade efetivamente. De acordo com a Nova LDB, na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Esse é o desafio para as escolas, professores e alunos, e o eixo integrador pode ser um objeto de conhecimento, um projeto de investigação ou um plano de intervenção, que deve partir da necessidade da comunidade escolar ou local. Isso é contextualização. Como vimos, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem uma educação comprometida com a cidadania, em que as questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão do aluno. O trabalho com os Temas Transversais requer acima de tudo uma reflexão ética. Por quê? Dizem os PCNs: "Porque ética, além de ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo, é também um tema presente no cotidiano de cada um de nós. Ela reflete sobre as condutas humanas e discute a liberdade de escolha. Trata-se, portanto, de discutir o sentido ético da convivência humana nas relações com várias dimensões da vida social: o ambiente (meio ambiente), a cultura (pluralidade cultural), a sexualidade (orientação sexual) e a saúde" (PCNs, v. 8, p. 29). Por que Ética? A Ética, segundo os PCNs, resume: "a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas deve fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania". (PCNs, v. 8, p. 32). A Ética, além de ser abordada nas disciplinas e nos demais Temas Transversais (pois estes também tratam de valores e normas), é o eixo norteador e discute a liberdade de escolha, de conduta, que implica a escolha de valores e normas, isto é, o posicionamento que tomamos na vida. E a pergunta que nos fazemos é: como vamos posicionar-nos e agir perante os outros? Com relação à Ética, à escola caberá realizar um trabalho que desenvolva a autonomia moral, no qual o respeito mútuo, o diálogo, a solidariedade e as noções de justiça estão incluídos e são também fundamentos da nossa Constituição, portanto, referências aos alunos. Por que Meio Ambiente? O conceito Meio Ambiente vem sendo construído e é utilizado para indicar o espaço em que um ser vive e se desenvolve (no caso do ser humano, ao espaço físico e biológico soma-se o "espaço sociocultural"). E lembre-se de que a educação ambiental está diretamente ligada ao exercício da cidadania e devemos nos perguntar: de que forma podemos intervir para melhorar o nosso meio? Por que Saúde? No tema transversal Saúde, o aluno deverá aprender a expressar suas necessidades de atenção à sua saúde e responsabilizar-se por ela. A Saúde deve ser discutida levando-se em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural. O exercício da cidadania aqui compreende a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social. Por que Orientação Sexual? Outro tema transversal é Orientação Sexual, devido à importância de estar bem informado sobre este assunto em nossos dias, bem como sobre a questão das doenças sexualmente transmissíveis (OST), principalmente a AIOS, que é considerada uma questão de saúde pública, pelo número alarmante de casos. Daí a necessidade de cuidados. No volume que trata de sexo, falamos de sentimentos, responsabilidade, de prevenção etc. Por que Pluralidade Cultural? Na construção do tema Pluralidade Cultural, o aluno vai notar noções importantes: conviver com os diferentes grupos respeitando os direitos e as liberdades dos outros, principalmente no Brasil, que é um país multifacetado; combater a discriminação, a exclusão e a violência, assegurando a solidariedade e a tolerância para podermos viver em sociedade. Por que Trabalho e Consumo? Existe ainda o Tema Transversal proposto com o título Trabalho e Consumo, que discute as formas de produção e comercialização da cultura. O trabalho e as leis trabalhistas, assim como o consumo e as leis de consumo, são tratados por este Tema Transversal

Um comentário:

  1. quais livros de uma coleção para biblioteca escolar que envolvem os temas transversais dos PCN's?

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