domingo, 29 de abril de 2012

Rede e Comunidade Virtual de Aprendizagem

Rede e Comunidade Virtual de Aprendizagem Os laços fortes e as constantes colaborações e/ou cooperações entre os integrantes seriam, para nós, o indicativo de que eles formam uma comunidade no ciberespaço, embora nas redes online possamos encontrar colaboração/cooperação, mas com menor freqüência. No entanto, como diferenciar redes e comunidades de aprendizagem online das demais redes sociais? Pela intencional idade educativa. A aprendizagem é um processo inerente à existência humana, independe de local, de tempo e pode surgir das mais diversas situações. Se partimos deste pressuposto, um sujeito pode aprender em qualquer tipo de rede e comunidade virtual. Mas acreditamos que apenas as de aprendizagem possuiriam este objetivo explícito. As atividades desenvolvidas neste tipo de rede/comunidade teriam como objetivo final a aprendizagem, e as discussões se dariam, principalmente, com vistas a atingir o que se propuseram a aprender. Não importaria o ambiente no qual as redes e comunidades virtuais de aprendizagem se desenvolvem, nem o tempo de duração, podendo surgir em listas de discussão, blogs, por meio de troca de e-mails, espaços desenvolvido para cursos, etc. Encontramos no ciberespaço agrupamentos criados com fins educacionais, vinculados ou não a instituições educativas, mas que possuem este objetivo explícito da aprendizagem. Nestas redes, é possível perceber que há um planejamento prévio, um ou mais responsáveis por orientar/estimular a aprendizagem do grupo, algumas discussões e atividades sugeridas por estes responsáveis com vista a atingir os objetivos propostos, mas sempre com abertura para proposições dos participantes. Poderíamos chamar estes agrupamentos de redes de aprendizagem - redes sociais organizadas para a aprendizagem. E, como nas demais redes do ciberespaço, elas podem se transformar, ou terem em si, comunidades virtuais, no caso, de aprendizagem. Pierre Lévy, um dos principais autores que estudam o ciberespaço, defende a presença de líderes nas redes/comunidades virtuais de aprendizagem. "Não acredito que haja uma pura espontaneidade em aprendizagens escolares. Elas precisam ser organizadas. As únicas redes que funcionam sem mediador são as de entretenimento" (CARVALHO, 2007). A aprendizagem pressupõe a elaboração de conhecimento por parte do sujeito, um nível acima da simples troca de informações, do compartilhamento entre os integrantes - atividades comuns em qualquer tipo de comunidade. É claro que o compartilhamento e o "estar" em rede/comunidade oferecem uma gama de informações fundamentais para a aprendizagem de seus participantes. Mas ela só acontece quando eles constroem conhecimento, e "falar de conhecimento é falar de teoria, de visão, de compreensão ( ... ) uma visão articulada organizada que leva à compreensão" (MACHADO, 2004). O conhecimento prevê que as informações trocadas em comunidade sejam inter-relacionadas, conectadas, organizadas pelo integrante da comunidade, constituindo para ele algo significativo. Trata-se de uma construção individual, mas alcançada a partir do coletivo, das trocas, da vivência em rede/comunidade. As redes e comunidades virtuais de aprendizagem propiciariam aprendizagens a partir deste objetivo explícito, para o qual dirigem suas ações e reflexões por um tempo suficiente para que seja alcançado pelo coletivo e/ou pelo sujeito participante, mas sempre como resultado das interações. As redes e comunidades de aprendizagem online ofereceriam mais condições para que a aprendizagem ocorra. Machado ressalta que na construção de conhecimento, "sempre são necessários disciplina, ordenação, procedimentos algorítmicos, ainda que tais elementos não bastem, isoladamente ou em conjunto, para compor uma imagem dos processos cognitivos" (2000, p. 133). A organização/preparação encontrada nestas redes/comunidades também contribuiria para a aprendizagem do participante. Após estas considerações, chegamos ao seguinte entendimento: Comunidades virtuais de aprendizagem seriam grupos de pessoas que possuem estreitos laços de relacionamento, baseados na colaboração e/ou cooperação, contribuindo umas com as outras durante o processo de aprendizagem. Elas se distinguem das demais por sua intencionalidade educativa, na qual encontramos a presença de um orientador, um planejamento inicial e o objetivo explícito da aprendizagem para o qual as interações são voltadas. Enfim, relacionamos comunidades virtuais de aprendizagens ao que é explícito, intencional, à imagem da narrativa e do filme, em contra posição às cenas isoladas, aos fragmentos, à informação e ao que é tácito nas demais comunidades. Como distinção das redes de aprendizagem online, nas comunidades encontramos laços fortes e colaboração e/ou a cooperação voltados para a intencional idade educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário