terça-feira, 8 de junho de 2010

IMPORTÂNCIA da SOCIOLOGIA na área de ENFERMAGEM

IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA NA ÁREA DE ENFERMAGEM

Formar (aos) técnicos/enfermeiros uma visão mais aberta sobre o processo saúde-doença, diferente do modelo tecnicista biomédico atuante, vendo que o seu trabalho não se limita apenas “ao curar”, envolve ainda a prevenção e promoção da saúde, o que vai colocar em xeque o conceito restrito de saúde predominante nos atuais modelos de educação médica. A doença é apresentada pela sociologia como algo multicausal, profundamente marcada pelas influências dos contextos social, econômico, ambiental e político, e que o usuário é uma pessoa e não é dividida em vários pedaços.
A disciplina de Sociologia para o curso de Enfermagem tem por finalidade contribuir com o aprendizado crítico dos alunos, através da reflexão dos fenômenos que emergem no tecido social, bem como da transversalidade das categorias classe, gênero, raça/etnia, entre os diferentes campos da saúde e das ciências humanas.
No curso, se propõe trabalhar com as políticas públicas sociais e os diferentes fatores sociais que se relacionam na organização sócio-política. A perspectiva social da saúde será trabalhada, tendo como objetivo de desenvolver o raciocínio crítico, racional e processual dos futuros profissionais enfermeiros.

OBJETIVOS DO CURSO

• Desenvolver capacidade para planejar e implementar ações de saúde, com base em perfil epidemiológico;
• Capacitar para o gerenciamento do processo de trabalho da equipe de enfermagem;
• Fomentar o espírito de investigação e pesquisa;
• Estimular a formação de competências educativas para a formação de novos profissionais;
• Propiciar formação integral nas áreas de atuação do profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário