domingo, 15 de maio de 2011

A RAIZ dos PROBLEMAS BRASILEIROS

A raiz dos Problemas Brasileiros

As duas raízes que precisamos combater são:
1º - Excesso de liberdade de expressão na TV. (Libertinagens e desrespeito familiar).
2º - Falta de transparência na gestão pública e nos impostos em geral.

1º - Excesso de liberdades na TV (libertinagens) - Esta questão é muito importante porque, em qualquer sociedade, é o comportamento dos cidadão que determina a qualidade de vida que a nação terá. É verdade que o ser humano também é fruto da sua herança genética. No entanto, o fator que mais influencia o comportamento do seres humanos é a educação que recebe, seja dos pais, seja do ambiente em que vive, seja da escola, etc... A educação (formal e informal) tem o poder de induzir as pessoas a se tornarem honestas, ou desonestas – respeitadoras, ou desrespeitadoras – prudentes, ou imprudentes – trabalhadoras, ou preguiçosas – corretas, ou espertinhas – decentes, ou indecentes – fiés, ou infiés – etc... Portanto, a conduta humana (atualmente fortemente influenciada pelos veículos de comunicação) é a principal responsável pelos resultados sociais e econômicos de uma nação.
Infelizmente, a partir dos anos 80 e 90 a televisão se tornou o principal “formatador” do modelo de conduta praticado pelo cidadão brasileiro. A TV vem influenciando crianças, jovens, pais, professores e, indiretamente, até mesmo a herança genética das novas gerações.
Observe o que na falta de um referencial ético e moral, pré-estabelecido pela sociedade para regulamentar a televisão brasileira, os artistas baseiam-se em si mesmos para influenciar a sociedade da forma como bem querem. Lamentavelmente, os assuntos que mais dão ibope, e que fazem “sucesso”, são os escândalos, os exageros, os exotismos, as fantasias perigosas, o “prazeísmo” inconseqüente, etc... Logo, a influência que a TV faz atualmente sobre a sociedade não é a da melhor qualidade. Portanto, se queremos que o cidadão brasileiro absorva um padrão de conduta que torne a nação pacífica e próspera, temos que estabelecer um referencial de conduta (um código de ética e de bons costumes) e, em seguida, garantir que ele seja respeitado por artistas e por produtores de televisão no Brasil.
Precisamos de um referencial ético e moral que iniba o desrespeito, a obscenidade, a imoralidade, a irreverência, a mentira, a vigarice, a ganância, o ódio, e que dê plena ênfase às verdades sejam elas quais forem. Se não combatemos os distúrbios comportamentais, propagados e estimulados pela TV nos últimos anos, a sociedade brasileira jamais alcançará níveis de desenvolvimento humano que lhe permita obter os resultados de paz e prosperidade que tanto deseja.

2º - Falta de transparência na gestão pública e nos impostos – A atual política de impostos embutidos (“invisíveis”), impede que o cidadão comum conheça o verdadeiro contribuinte do sistema tributário brasileiro. Esse desconhecimento mantém a sociedade muito passiva mesmo diante das inúmeras injustiças sociais vivenciadas ano após ano. O dia que o cidadão comum descobrir como funciona, de fato, o processo de recolhimento de impostos no Brasil, vai perceber que o próprio sistema é o causador da maioria dos problemas brasileiros.
Observe que nos países do Primeiro Mundo a diferença salarial, entre simples operários e diretores de empresas, raramente ultrapassa o patamar de 7 vezes, isto é, os diretores não ganham 20 vezes mais que os operários. Mas, aqui, no Brasil, mesmo no setor público essa diferença chega a 50 ou 100 vezes.
Tamanha injustiça é tolerada pacificamente porque a maioria dos cidadãos não sabe de onde sai o dinheiro que sustenta a nação. Assim que o cidadão comum descobrir que é, ele, o verdadeiro contribuinte de todos os impostos, certamente vai arregaçar as mangas e ajudar a corrigir os inúmeros absurdos da nossa sociedade.
A maioria dos cidadãos ainda não percebeu que as empresas ( indústrias, atacadistas, comércio etc.) não são os reais contribuintes dos impostos brasileiros. Na realidade, elas apenas repassam ao governo os valores previamente acrescentados aos preços de seus produtos, conforme o Governo sabe e aprova.
Portanto, que acaba pagando todos os impostos, de fato, é o consumidor final (o cidadão comum) que não tem para quem repassar os impostos embutidos no preço que pagou.
Se o governo der um pouco mais de transparência à questão dos tributos (desembutindo os impostos dos produtos, para que o cidadão comum possa vê-los), o povo perceberá a realidade em que vive e dará inicio às correções sócio-econômicas de que o Brasil tanto precisa.

http://www.renascebrasil.com.br/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário