domingo, 15 de maio de 2011

AMBIENTE VIRTUAL DA TURMA

Projeto didático

Objetivos:
• Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais, como blogs e fóruns de discussão.
• Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasse.
• Produzir um blog e participar de um fórum virtual sobre recursos renováveis e não renováveis.

Conteúdos:
• Pesquisa de ambientes virtuais na internet.
• Gênero blog.
• Recursos renováveis e não renováveis.

Tempo estimado: Dez aulas.

Material necessário
Computadores com acesso à internet. Textos Recursos Naturais (em www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6865/recursos-naturais), Conservação dos Recursos Naturais (em portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula).

Desenvolvimento
• 1ª etapa
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a camada pré-sal e por que o petróleo é um recurso valioso. Se as reservas são tão grandes, ele não deveria custar menos? Acompanhe a argumentação dos jovens e exponha os conceitos de recursos renováveis e não renováveis, abordando questões que expliquem o que são, como se formam e qual a importância deles. Para referência bibliográfica, leia os quatro primeiros textos indicados no item material necessário.
• 2ª etapa
Converse com os alunos a respeito de ferramentas virtuais de interação. Para que servem blogs e fóruns? Quais as características do texto de cada um deles? Convide a turma a criar um blog e um fórum para conhecer mais a respeito de recursos renováveis e não renováveis, realizando pesquisas e conversas a respeito. Explique que esses ambientes virtuais vão funcionar como uma atividade extraclasse e é importante que todos se cadastrem como usuários de ambas as ferramentas para participar.
• 3ª etapa
Para inaugurar o blog, crie um post a respeito do que são recursos renováveis e não-renováveis, retomando o que foi exposto na primeira etapa e proponha que todos os estudantes pesquisem a respeito da bacia petrolífera do Tupi e registrem suas descobertas. Do que se trata? Onde está localizada? Que tipo de recurso pode ser extraído dela? É renovável ou não? Qual a importância dos estudos e da exploração dela para o nosso país? Antes da pesquisa propriamente dita, é importante abordar a validade das fontes consultadas. Questione a turma sobre o que fazer para verificar se o material acessado tem qualidade para servir de bibliografia. É importante que os estudantes concluam que sites de órgãos públicos, instituições de pesquisa e publicações (como www.petrobras.com.br, da Petrobrás, www.revistapesquisa.fapesp.br, da revista Pesquisa Fapesp, viajeaqui.abril.com.br/national-geographic, da revista National Geographic. Enfatize a importância de os alunos lerem os posts dos colegas e de todas as descobertas bibliográficas serem socializadas.
• 4ª etapa
Analise os registros dos alunos e comente cada um deles, questionando os autores, se necessário. Marque uma nova data para avaliar as respostas. Em sala, comente o desenvolvimento do blog para estimular mais participações.
• 5ª etapa
Agora, o ambiente virtual explorado será o fórum e você será o mediador. Elabore um texto para fomentar a discussão que envolva a camada pré-sal. Como bibliografia, recorra às charges e aos três últimos textos indicados no item Material Necessário. Combine um período para todos publicarem seus pontos de vista a respeito do assunto.

Produto final
Ambiente virtual da turma.

Avaliação
Avalie as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade e a autenticidade dos textos, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um. Proponha uma questão a ser respondida individualmente no blog. Como a exploração dos recursos renováveis e não renováveis interfere na questão da sustentabilidade ambiental? Os alunos devem elaborar um texto argumentativo.

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