domingo, 15 de maio de 2011

NELSON MANDELA

Nelson Mandela
Lutou e doou a vida por uma causa

Vinte e sete anos de prisão, ver o seu povo sofrer e ser vítima do racismo não impediram que o grande homem desistisse de uma África do Sula humana. Nelson Rolihlahla Mandela é um dos principais nomes da luta contra a desigualdade. Durante décadas esteve à frente do movimento Antiapartheid como guerrilheiro e batalhou pelos direitos iguais para brancos e negros. Foi considerado pelo governo de seu país como terrorista por ter idéias contrários ao Apartheid, regime que durou mais de cinqüenta anos e foi um dos mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Nele, os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Não tinham a quem recorrer por meios legais, a não ser para o Congresso Nacional Africano, uma organização clandestina, liderada pelo advogado Mandela.
Durante todo o regime, Nelson foi firme contra a política sul-africana. Mesmo preso, conseguiu trazer luz para o seu movimento e despertou o interesse de ativistas do outro lado do mundo, Martin Luther King foi um dos aliados de Mandela na luta pela desigualdade. Foram muitos anos de luta e somente em 1994, depois de prisões de ativistas e chacinas acontecerem, o país teve eleições democráticas, brancos e negros votaram. Era o fim do apartheid político. Mandela concorreu à presidência e ganhou. O sonho do advogado negro que estava começando a se tornar realidade.
Hoje o regime não existe mais politicamente, mas ainda atrapalha a vida dos negros que vivem na África do Sul. A minoria branca detém a riqueza do país, vive nos melhores bairros e consegue os melhores empregos. Como em todo o mundo, infelizmente, os negros ainda são discriminados.
A sorte é que ainda existem pessoas de fibra como Nelson Mandela, lutando para promover a igualdade entre todas as raças. Reflita com algumas frases do mestre. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
“Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.”


1) Leia e escreva sobre o grande homem que lutou e deu a vida para promover a igualdade entre todas as raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário