sexta-feira, 22 de julho de 2011

TELEVISÃO E SEXUALIDADE

Televisão e sexualidade


O famoso autor de novelas Agnaldo Silva, ao responder se o bombardeio de sexo na televisão aberta pode, de alguma maneira, estimular a sexualidade precoce nas crianças; respondeu da seguinte forma:
Não é só na TV aberta. No Brasil houve um momento em que esse negócio de sexo exacerbou de tal maneira que as meninas de 12 anos agora são moças! [...] É uma coisa pavorosa, porque você vê crianças com um apelo sexual incrível! Está errado! Isso foi uma mudança cultural no Brasil dos anos 1980 para cá que ainda não foi devidamente estudada pelos antropólogos e sociólogos de plantão, que estão mais preocupados com a política do que com qualquer outra coisa e não percebem que isso também é política. [...]
A brasileira não é diferente de nenhuma outra mulher do mundo, mas a levaram a acreditar que ela é um vulcão de sensualidade, e agora a maioria se comporta como tal. Vi em várias ocasiões pais que incentivavam filhas de 7 anos a dançar na boquinha da garrafa! Essas coisas estão na TV, nas revistas, em todos os lugares! Aonde é que vamos parar? Foi por isso que botei aquela personagem adolescente grávida na novela, porque passei três vezes na frente de uma maternidade do Estado e vi que na fila das grávidas, onde havia umas 30 mulheres, pelo menos 20 eram adolescentes, e pelo menos duas não teriam mais que 11 anos. Todas lá, com o barrigão de fora, como se dissessem com orgulho “olha até onde me levou a minha sensualidade!”



SILVA, Agnaldo. In: DANNEMANN, Fernanda. A próxima
atração. Cult: revista brasileira de literatura, São Paulo,
n. 91, abr. 2005, p. 8-11,





1) Você acha que a situação descrita por Agnaldo Silva é apenas uma visão pessoal ou é algo concreto, que pode ser observado no cotidiano?

2) Você acredita que a televisão tem o poder de afetar o comportamento das jovens

3) Ao explorar cenas de sexo, as novelas formam uma visão distorcida da vida sexual do brasileiro? Que interesse haveria em constituir a imagem da mulher brasileira como "um vulcão de sensualidade"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário