sexta-feira, 22 de julho de 2011

A SOCIOLOGIA e a MISÉRIA HUMANA

A Sociologia e a miséria humana

Levar à consciência os mecanismos que tornam a vida dolorosa, inviável até, não é neutralizá-los; explicar as contradições não é resolvê-las. Mas, por mais cético que se possa ser sobre a eficácia social da mensagem sociológica, não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas.


BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo.
Petrópolis: Vozes, 1997. p. 735.





Tarefa da Sociologia

Não há escolha entre maneiras "engajadas" e "neutras" de fazer sociologia. Uma sociologia descomprometida é uma impossibilidade. Buscar uma posição moralmente neutra entre as muitas marcas de sociologia hoje praticadas, marcas que vão da declaradamente libertária à francamente comunitária, é um esforço vão. Os sociólogos só podem negar ou esquecer os efeitos de seu trabalho sobre a "visão de mundo", e o impacto dessa visão sobre as ações humanas singulares ou em conjunto, ao custo de fugir à responsabilidade de escolha que todo ser humano enfrenta diariamente. A tarefa da sociologia é assegurar que essas escolhas sejam verdadeiramente livres e que assim continuem, cada vez mais, enquanto durar a humanidade.


BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 246.





1. A Sociologia é necessária para a compreensão da sociedade em que vivemos? Por quê?


2. No seu entendimento, a Sociologia pode contribuir para que haja mais liberdade de pensamento e de ação?

5 comentários:

  1. poderia me explicar o primeiro texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. o primeiro texto reflete sobre o pensamento de descobrir a causa de problemas sociais e não poder resolvê-las.O que adianta tenta desvendar as crises sociais? a causa dos problemas da sociedade se não soubermos como resolvê-las?
      E assim como diz o texto: "não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados" a descoberta das causas dos problemas sociais so fazem com que a gente saiba onde por a culpa em vez de alerta a nos mesmos e mudar o que difato faz essa sociedade pior que é a nossa propria maneira de pensar. Espero que possa ter ajudado. Tenho 16 anos e gosto de discutir sobre temas relevantes para a nossa sociedade :)

      Excluir
  2. poderia me explicar o segundo texto?

    ResponderExcluir