sexta-feira, 8 de abril de 2011

MIND MAP - MAPA MENTAL

MIND MAP, o “MAPA da MENTE” (mapa mental)
É uma representação gráfica de relações entre diversos conceitos. O material necessário é apenas uma folha de papel e caneta. Um especialista em desenvolver esse tipo de mapa pode até dispensar o material, pois ele cria suas figuras mentais apenas na imaginação. No centro de todo mind map fica o tema superior. A partir dele, saem linhas em todas as direções para os diversos subtemas que costumam sublinhar passagens de textos que consideram especialmente importantes. As linhas são todas ligadas entre si para que possamos acompanhá-las melhor mentalmente. Resumindo: duas das três regras básicas do mind mapping são: escrever uma palavra por linha e fazer com que todas as linhas sejam ligadas entre si. E, por último, a terceira e fundamental: ofereça aos seus olhos algo bonito: palavras podem ser substituídas por imagens (desenhos ou colagens); o uso de cores é bem-vindo, e os diferentes campos de interesse são mais visíveis quando delimitados.
Nas reuniões de trabalho, também é impossível tirar grande proveito da linguagem mental comum do mind mapping: as discussões se tornam mais concisas e funcionais, os participantes conversam de forma objetiva e voltada para a busca de soluções. Em vez de surgir espaço para os costumeiros bate-papos ou questionamentos “democráticos”, muitas vezes improdutivos, há rodadas de apresentação de idéias claramente estruturadas, onde cada pessoa tem espaço para dizer o que pensa. Para tanto, os participantes preparam, inicialmente, um pequeno mapa, segundo seus próprios critérios, e depois há uma análise comum dos cartões de cada um. Dessa forma, todos os participantes tomam conhecimento rapidamente das idéias dos outros. Após possíveis complementações e resumos, é possível iniciar imediatamente conversas objetivas.
Como se faz um mind map?
• Trabalhe sempre de forma diagonal.
• O motivo do mapa ou palavra central vem sempre no centro da folha. A partir dele, saem linhas grossas e, se possível, de cores diferentes.
• Expresse cada associação de idéias com apenas um termo (palavra-chave). Uma boa palavra-chave remete, mesmo depois de longo tempo, ao significado.
• Outras linhas mais finas de pensamento são ligadas diretamente às anteriores.
• No centro estão conceitos mais gerais, que devem se tornar cada vez mais específicos quanto mais externos forem.
• Em vez de uma palavra, podem ser usados símbolos, desenhos, colagens ou códigos (que apresentem sentido imediato ao proprietário do mapa).
• Desenhe setas de referência sempre externas, em torno do mind map, nunca

Nenhum comentário:

Postar um comentário