sexta-feira, 8 de abril de 2011

CARTA DA TERRA

Carta da Terra para as crianças da educação pré-escolar


Vivemos um momento muito importante na história da Terra. As distâncias geográficas perderam importância face ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Precisamos de unir todas as culturas para “escolher” o futuro: proteger a natureza, respeitar os direitos humanos e criar um mundo onde possamos viver juntos, em paz e com justiça. Temos a responsabilidade de cuidar da vida - tanto no presente como para o futuro.

Terra, Nossa Casa: A Terra é apenas um ponto do imenso universo em que vivemos. A Terra está cheia de vida, com uma variedade rica de plantas, animais, e povos. Para sobrevivermos, nós, os seres humanos, necessitamos de solo, água, ar, plantas, e animais. É nosso dever cuidar da vida na Terra.

A Situação Global: Hoje em dia, o modo como vivemos prejudica muitas vezes o ambiente. O modo como produzimos e consumimos esgota a Terra das suas reservas de água, ar e solo, colocando em perigo a vida de muitas plantas e espécies animais. O crescimento da população mundial contribui para o esgotamento dos seus recursos naturais. Simultaneamente, enfrentamos guerras, fome, miséria, ignorância, doença e injustiça.

Que podemos fazer? A escolha é nossa: podemos começar a mudar, para construir um futuro melhor para todos. A Carta da Terra mostra-nos um caminho possível a seguir.

Somos todos responsáveis. Para contribuirmos para um mundo melhor, temos de ser responsáveis pelas nossas ações porque tudo o que fazemos está interligado – tudo o que existe no nosso planeta está entrelaçado no tecido da vida. Temos de pensar no modo como usamos os recursos e no modo como cuidamos das plantas e dos animais. Temos de pensar no modo como tratamos as outras pessoas. Se todos assumirmos a responsabilidade pelas nossas ações, conseguiremos começar a trabalhar em conjunto para cuidar do bem-estar presente e futuro da “família humana” e de todos os seres vivos do planeta.

Respeito e cuidado por todos os seres vivos?

1. Respeitar a Terra e todos os seres vivos: pessoas, animais e plantas.
a. Reconhecer a importância e a interligação entre todos os seres vivos.
b. Aceitar todas as pessoas como tesouros vivos com as suas crenças e opiniões.

2. Cuidar de todos os seres vivos com compreensão, compaixão e amor.
c. Usar os recursos naturais de forma a não comprometer o futuro da Terra.
d. Proteger os direitos das pessoas e aceitar as suas diferenças.

3. Formar grupos de pessoas que atuem de forma justa, tratem equitativamente os outros e trabalhem pacificamente em conjunto.
a. Reconhecer o direito de todos à liberdade e o direito de escolher o modo como se vão desenvolver e crescer.
b. Incluir todas as pessoas e trabalhar com vista à construção de comunidades seguras, pacíficas e justas.

4. Cooperar para que as pessoas possam usufruir da beleza e dos frutos da Terra.
a. Agir com responsabilidade no presente, sem negligenciar as necessidades das gerações futuras.
b. Transmitir o conhecimento adquirido e incitar as futuras gerações a cuidarem da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário