sábado, 2 de outubro de 2010

DICAS PARA EDUCAR COM OS VIDEOGAMES

DICAS PARA EDUCAR COM OS VIDEOGAMES
É competência das escolas?
Essa pergunta pode ser respondida sob várias perspectivas. Porém, é interessante ter em conta que pais e docentes são os agentes educadores mais próximos das crianças e adolescentes, e existe uma responsabilidade social em relação a eles.

Entender o que é um videogame
Falar de videogames não implica somente conhecer os consoles, já que as novas tecnologias permitem que eles estejam presentes em outros suportes: celular, Internet, computador. É nesse ponto que a escola pode ter sensibilidade frente ao universo dos videogames.

Pode ser aproveitado como material educativo?
A Internet é uma fonte inesgotável de recursos educativos, e os videogames podem funcionar como suporte para algumas matérias. O importante é verificar primeiro o tipo de videogame e avaliar seu conteúdo, para depois utilizá-lo em aula. Podemos encontrar alguns exemplos em www.cibermouse.com, para crianças de até 9 anos, ou www.pilosos.com.co, para os maiores. É claro que existem muitos recursos off-line que também podem ser utilizados.

Para aprender com o bom uso das novas tecnologias e dos próprios videogames
Dar conselhos, às vezes, é complicado, ainda mais se tratando de adolescentes. Em algumas ocasiões, é melhor que sejam aconselhados por outros, que não o professor. Isso pode contribuir para uma melhor conscientização. Se o recurso eleito for um jogo, é possível conquistar maior atenção para o assunto.

Informar os pais
O mau uso, ou um uso excessivo dos videogames, pode causar um menor rendimento escolar do aluno. É importante manter um canal aberto com os pais para ouvir suas dúvidas e fazer as recomendações necessárias.


Fonte: Gerações Interativas
Tradução: Carla Jimenez

Nenhum comentário:

Postar um comentário