sábado, 13 de fevereiro de 2010

COMPROMISSO DA ESCOLA

O compromisso da escola é o de dar os melhores subsídios para o desenvolvimento geral de seus alunos.Para isso é necessário conhecê-lo integralmente,considerando cuidadosamente todos os seus aspectos perceptuais e cognitivos.
Para que se execute um plano de trabalho de tal importância,é fundamental que haja coordenação e unidade no trabalho de toda uma equipe.É justamente nesta equipe que vemos a importância de um olhar diferenciado para alunos que apresentem uma defi- ciência.A legislação brasileira,através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
prevê a inclusão de alunos com deficiência em salas regulares de ensino,o que repre-senta equiparação de oportunidades educacionais e o compromisso com o princípio da i-gualdade de direitos para todos.
A inclusão nos traz um olhar para a mudança,para a adaptação de velhos hábitos,e isso faz com que voltemos esse olhar para nós mesmos e para a escola em que estamos
trabalhando.
Precisamos transformar a realidade da escola,para que possamos trabalhar com a diferença,com a diversidade,e que isso não seja uma desvantagem,e sim um ganho,na
tentativa de criarmos uma sociedade mais solidária,mais igualitária e com oportuni-dades para todos.É esta a grande proposta da inclusão:todos frequentarem a escola,
terem acesso a um ensino de qualidade,participarem de todas as atividades.Isso pas-
sou a ser um direito de todos e deve ser assegurado pelo Estado,como cumpridor de u-
ma lei federal,em todas as instâncias,sendo elas públicas ou privadas.
Além de cumprirmos as obrigações legais,a inclusão nos traz outros sentimentos,
como o receio do novo,da sensação de não estarmos preparados para receber os alunos
com deficiência,de não sabermos o que deve ser feito,etc.Estes sentimentos são mui-
to comuns e não devemos nos culpar.A proposta de inclusão no nosso país é recente e
muito ainda temos para caminhar.

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