domingo, 23 de maio de 2010

DICAS PARA O USO DO COMPUTADOR

DICAS PARA O USO DO COMPUTADOR
Quantas horas por dia você passa em frente ao computador? Caso sua resposta seja “muitas”, fique alerta, pois o excesso de uso do computador, de forma inadequada, pode prejudicar sua saúde. A lista de problemas associados a essa situação é extensa, e os sintomas podem ser variados, como aumento de estresse e dores de cabeça, mão, pescoço, pulsos, costas, além de dificuldades na visão.
O computador não é o único culpado. O ambiente de trabalho, a cadeira, a mesa e a iluminação, são elementos que podem influenciar negativamente o usuário do equipamento.
Outros problemas associados podem vir, ainda, de aspectos psicossociais do ambiente de trabalho, como a pressão nos prazos de entrega de tarefas e o relacionamento com os superiores. Isto pode aumentar o nível de stress e causar dores localizadas em alguma parte do corpo.
Veja abaixo sete dicas úteis de como utilizar computador de forma correta e evitar problemas relacionados à saúde.
1 – Uma boa postura é fundamental ao se sentar
Ao usar o computador procure sentar em uma cadeira confortável que mantenha suas costas retas, apoiadas no encosto da cadeira. Não deixe seus ombros caídos e não adiante suas pernas de forma que seus pés fiquem muito à frente da linha dos joelhos, como se você fosse se deitar.
2 – Os pés devem ficar retos
Os pés devem ficar completamente no chão, ou seja, não podem ficar inclinados, com somente os dedos tocando a superfície. Caso a cadeira seja muito alta para você, use um apoiador para os pés.

3 – Os cotovelos devem ficar alinhados com os pulsos
Os cotovelos não devem ficar abaixo da linha dos pulsos. Para isso, escolha de preferência, cadeiras que tenham apoiadores para os braços. Dessa maneira, você consegue usar todo o braço para manusear o teclado e o mouse. Os pulsos também não podem ficar muito abaixo da linha dos dedos.

4 – O monitor deve ficar na frente do usuário e à uma distância mínima
Mantenha o monitor em uma posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador. Caso fique com a cara “grudada” no monitor, seus olhos ficarão cansados rapidamente e você acabará forçando-os para enxergar. Por isso, mantenha uma distância de pelo menos 50 cm da tela do computador.
5 – Piscar o olho muitas vezes é necessário
Quando você fica prestando muita atenção no monitor, normalmente você pisca menos e, logo, seus olhos podem começar a arder. Por isso, ao sentir sinais de ardência ou irritação nos olhos, comece a piscar mais vezes.
6 – Ambiente bem iluminado
A iluminação no ambiente que o computador está localizado é fundamental. Preferencialmente utilize as luzes brancas. A luz não deve focalizar o seu rosto e muito menos a tela do monitor (como acontece quando se usa o computador de costas para uma janela onde entra luz do sol).
7 – Caso os problemas continuem, procure um médico
Caso esteja sentindo algum sintoma como dores no corpo, visão cansada ao utilizar o computador, vá ao médico. Esses são sinais de alerta que o corpo dá para evitar uma lesão que se agrave. Se você trabalha em uma empresa, também é conveniente avisar seus superiores, caso note que as condições de trabalho não são adequadas.
Cada vez mais o computador passa a fazer parte da vida da pessoas, seja no trabalho, no estudo, ou para o lazer. Por isso, é importante e fundamental que cada pessoa busque adequar medidas simples para manusear o computador. A prevenção é o melhor remédio.
Fonte: Fábio Bandeira de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário