sábado, 4 de junho de 2011

Pequenos Gestos

PEQUENOS GESTOS
Um provérbio popular garante que é pelo dedo que se conhece o gigante. São as pequenas ações que mostram o caráter de uma pessoa. Na vida há poucas oportunidades para ser herói, mas nosso dia está marcado por pequenos gestos, que podem revesti-lo de grandeza e fazer a felicidade dos demais.
Alguém elencou dez pequenos gestos que qualificam o agir humano:
- Dê atenção às pessoas. Não importa que seja rico ou pobre, jovem ou velho, conhecido ou desconhecido, educado ou descortês. Pelo seu sorriso mostre-lhes que elas são importantes.
- Mantenha o otimismo. Agradeça a Deus o dom da vida e veja somente o bem que existe em cada pessoa. A vida é curta demais para desperdiçá-la com amarguras.
- Cultive sempre o diálogo. Dialogar é, antes de tudo, ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Mesmo quando você tem obrigação de discordar faça isso com simpatia e respeito. E sempre mantenha abertas as portas para uma nova conversa.
- Seja amigo sincero e prestativo. Muitos querem ter bons amigos e amigas, mas há quem esqueça de ser amigo. Ser amigo significa cordialidade, respeito, atenção. Mostre interesse pelos outros. Ninguém gosta daquele que se coloca como centro do mundo, querendo ser constantemente elogiado e iniciando todas as frases pelo antipático “eu”.
- Reconheça os próprios erros. Adão e Eva quiseram ser como deuses, negando o erro e por isso foram afastados do Jardim da Felicidade. Afinal, você é humano, dê-se o direito de errar e admita perante o outro que, efetivamente, você errou. Isto aumentará sua credibilidade.
- Não poupe elogios. Mas isto não significa bajulação. Há sempre em todas as pessoas coisas boas e diga a elas como isso é importante. No fundo, trata-se de um sentimento de bondade e de gratidão. Por outro lado, evite as críticas. Quando for necessário, ajude os outros, a partir da porta do amor.
- Aceite o diferente. Deus não cria ninguém em série e há muitas maneiras de fazer a mesma coisa. Um jardim é bonito porque contém muitas variedades de flores.
- Solicite a opinião dos outros. Todos têm sua verdade, seus pontos de vista.
- A opinião de muita gente costuma melhorar a proposta original. Não tenha receio de dar a sua opinião e aceite que ela possa não ser levada em conta.
- Cultive a gratuidade. Na realidade, as melhores coisas da vida não são pagas; a própria vida, o ar, o sol, a graça, a amizade. Faça o que puder para fazer felizes os demais. E você será feliz.




Fazer o Bem
Vale a Pena

Nereu Jorge Araldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário