quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CULTURA NÃO MATERIAL,IMATERIAL ou ESPIRITUAL

CULTURA NÃO MATERIAL, IMATERIAL OU ESPIRITUAL

A cultura não material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.

• Folclore do dia-a-dia
Aqui se estuda tudo o que ocorre na vida do homem, no que se refere à cultura espontânea, desde o momento em que se levanta até o deitar-se, no café da manhã, no trabalho, no almoço, passeios etc.

• Usos e costumes
Ritos de passagem: quais as práticas relacionadas ao nascimento, noivado, casamento, morte, e também as formas de organização social de auxílio mútuo, tal como o mutirão de colheita ou de preparo da roça para o plantio.

• Festas
Como se realizam as diferentes festas do calendário da região e as domiciliares: seus aspectos e diferentes partes. A festa do Divino, de São João, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, como cultura espontânea, fora da influência direta das igrejas.

• Música
As formas de canto monódico ou de uma melodia (pregões, dorme-nenês, modinhas), fabordão ou canto em terças (modas-de-viola, cururu, folia do Divino), responsorial, com solista e coro (congada, maracatu, moçambique). Forma instrumental: o lundu baiano. Toque de instrumentos, caracterizadores de várias modalidades coreográficas.

• Dança
A coreografia, isto é, os passos da desfeiteira amazônica, carimbó paraense, coco nordestino, samba do partido alto baiano, cateretê paulista, siriri matogrossense e de outras danças do folclore brasileiro.

• Folguedos populares
Estrutura e entrecho dramático do maracatu pernambucano; congadas de Minas Gerais, São Paulo e Goiás; folia de Reis com palhaços do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo; maneiro-pau cearense; diferentes folguedos do boi, de que temos referência em quase todo o Brasil, em formas mais simples e mais complexas.

• Jogos
Características e elementos de um jogo atlético: a capoeira que veio de Angola; corridas de cavalo em raia reta, o futebol de meia linha, bolinha de gude ou vidro, unha-na-mula ou sela, cabra-cega e outros.

• Grupos religiosos
Os que se organizam para angariar donativos para as festas: folia de Reis, folia do Divino, Irmãos do Divino como os de Tietê e Piracicaba; Irmandade de São Benedito, cuja finalidade é promover a festa do santo padroeiro: sua organização; a recomenda das almas, grupos de rezadores que entoam orações às almas, no período da Quaresma, de porta em porta.

• Linguagem
Termos e expressões, os ditados, os adágios, a linguagem dos gestos, os apelidos, as adivinhas, fórmulas de escolha para brincar de pegador, fórmulas de terminar histórias e de vender fiado.

• Literatura
Formas literárias que existem independentemente da música, sejam oralmente, sejam escritas: quadrinhas, sextilhas, décimas, abecês, conto acumulativo ou lenga-lenga, mitos ou assombrações, lendas, histórias ou causos, anedotas.

• Superstições e crendices
Culto de atos, cerimônias e acidentes ocasionais que se supõem ser causadores de benefícios e malefícios.

• Medicina popular
As doenças, seus nomes, causas e maneira de preveni-las e curá-las, seja nos homens ou nos animais. Os remédios e como prepará-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário