Projeto didático – Exposição de Assemblages
Objetivos
• Estudar a natureza dos materiais.
• Apreciar e construir assemblages.
Conteúdo
• Assemblages.
Anos 2º ao 4º.
Tempo estimado 12 aulas.
Material necessário
Colas variadas (como branca e para isopor), barbante, fita adesiva, tesouras sem ponta, papéis diversos e caixas. Embalagens, sobras de marcenaria, de tecido e de carpete. Brinquedos. Imagens de assemblages disponíveis em abr.io/assemblage_moma e abr.io/assemblage_itaucultural.
Flexibilização
Para trabalhar com alunos com deficiência física, acesse novaescola.org.br e digite na busca "exposição de assemblages".
Desenvolvimento
• 1ª etapa
Pergunte se a turma sabe o que é assemblage. Mostre algumas imagens e converse sobre o significado delas, dando espaço para os estudantes fazerem associações livres. Pergunte sobre os materiais e objetos utilizados. Como o significado deles foi modificado? Peça que inventem uma história para uma das obras. Convide a todos a construir assemblages e organizar uma exposição para a comunidade escolar.
• 2ª etapa
Solicite que as crianças reúnam objetos como os sugeridos no item "material necessário" e uma caixa de sapato vazia, que será usada individualmente. Peça que formem duplas.
• 3ª etapa
Retome a apreciação das reproduções. Como os estudantes acham que as partes das obras foram unidas? A intenção é levantar os problemas enfrentados pelos artistas.
• 4ª etapa
Levante temas de interesse das crianças. Quais as brincadeiras e histórias que apreciam? Esses assuntos devem ser sugeridos como temas das assemblages que farão.
• 5ª etapa
Organize o momento de troca de material. Reunidos, os alunos podem começar a trabalhar. Registre como a turma une, por exemplo, dois objetos arredondados. Observe as preferências de materiais, temas e maneiras de compor as obras.
• 6ª etapa
Faça uma pausa, proponha uma observação coletiva e socialize os problemas e as soluções. Comente suas observações. Questione se a natureza dos materiais utilizados apresenta dificuldades específicas. Por exemplo, se a mesma cola usada para papel serve para vidro? E para plástico? Dê continuidade ao trabalho. Combine um prazo final.
• 7ª etapa
Encerradas as construções, exiba todas as obras e organize mais uma vez uma apreciação coletiva. Peça que todos falem sobre o que criaram e comentem os trabalhos dos colegas.
• 8ª etapa
Organize a exposição. Cada obra deve estar acompanhada por uma placa com o nome dos autores e o título. Oriente a elaboração de um cartaz informativo sobre esse tipo de arte. Convide a comunidade escolar para o evento.
Produto final
Exposição de assemblages.
Avaliação
Analise o que os alunos aprenderam sobre os materiais e como resolveram os problemas. Avalie se compreenderam o que é uma assemblage e se criaram significados para os objetos utilizados.
Consultoria PAULO NIN FERREIRA, mestre em Educação e arte-educador da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Fonte: novaescola.org.br
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário