domingo, 15 de maio de 2011

KARL MARX

Karl Marx

Teórico do socialismo, Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas que provocaram uma grande irritação nas autoridades do país.
Integrante de um grupo de jovens que tinham afinidade com a teoria pregada por Hegel (Georg Wihelm Friedrich – um dos mais importantes e influentes filósofos alemães do século 19), Marx começou a ter mais familiaridade dos problemas econômicos que afetavam as nações quando trabalhava como jornalista.
Após o casamento com uma amiga de infância (Jenny von Westphalen), foi morar em Paris, onde lançou os “Anais Franco-Alemães”, órgão principal dos hegelianos de esquerda. Foi em Paris que Marx conheceu Friedrich Engels, com o qual manteve amizade por toda a vida
Na capital francesa, a produção de Marx tomou um grande impulso. Nesta época, redigiu “Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel”. Depois, contra os adeptos dateoria hegeliana, escreveu, com Engels, “A Sagrada Familia”, “Ideologia alemã” (texto publicado após a sua morte).
Depois de Paris, Marx morou em Bruxelas. Na capital da Bélgica, o economista intensificou os contatos com operários e participou de organizações clandestinas. Em 1848, Marx e Engels publicaram o “Manifesto do Partido Comunista”, o primeiro esboço da teoria revolucionária que, anos mais tarde, seria denominada marxista.
Neste trabalho, Marx e Engels apresentam os fundamentos de um movimento de luta contra o capitalismo e defendem a construção de uma sociedade sem classe e sem Estado. No mesmo ano, foi expulso da Bélgica e voltou a morar em Colônia, onde lançou a “Nova Gazeta Renana”, jornal onde escreveu muitos artigos favoráveis aos operários.
Expulso da Alemanha, foi morar refugiado em Londres, onde viveu na miséria. Foi na capital inglesa que Karl Marx intensificou os seus estudos de economia e de história e passou a escrever artigos para jornais dos Estados Unidos sobre política exterior.
Em 1864, foi co-fundador da “Associação Internacional dos Operários”, que mais tarde receberia o nome de 1ª Internacional. Três anos mais tarde, publica o primeiro volume de sua obra-prima, “O Capital”.
Depois, enquanto continuava trabalhando no livro que tornaria conhecido em todo o mundo, Karl Marx participou ativamente da definição dos programas de partidos operários alemães. O segundo e o terceiro volumes do livro foram publicados por seu amigo Engels em 1885 e 1894.
Desiludido com as mortes de sua mulher (1881) e de sua filha Jenny (1883), Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883. Foi então que Engels reuniu toda a documentação deixada por Marx para atualizar “O Capital”.
Embora praticamente ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, Karl Marx é um dos pensadores que mais influenciaram a história da humanidade. O conjunto de suas idéias sociais, econômicas e politicas transformou as nações e criou blocos hegemônicos. Muitas de suas previsões ruiram com o tempo, mas o pensamento de Marx exerceu enorme influência sobre a história.

A RAIZ dos PROBLEMAS BRASILEIROS

A raiz dos Problemas Brasileiros

As duas raízes que precisamos combater são:
1º - Excesso de liberdade de expressão na TV. (Libertinagens e desrespeito familiar).
2º - Falta de transparência na gestão pública e nos impostos em geral.

1º - Excesso de liberdades na TV (libertinagens) - Esta questão é muito importante porque, em qualquer sociedade, é o comportamento dos cidadão que determina a qualidade de vida que a nação terá. É verdade que o ser humano também é fruto da sua herança genética. No entanto, o fator que mais influencia o comportamento do seres humanos é a educação que recebe, seja dos pais, seja do ambiente em que vive, seja da escola, etc... A educação (formal e informal) tem o poder de induzir as pessoas a se tornarem honestas, ou desonestas – respeitadoras, ou desrespeitadoras – prudentes, ou imprudentes – trabalhadoras, ou preguiçosas – corretas, ou espertinhas – decentes, ou indecentes – fiés, ou infiés – etc... Portanto, a conduta humana (atualmente fortemente influenciada pelos veículos de comunicação) é a principal responsável pelos resultados sociais e econômicos de uma nação.
Infelizmente, a partir dos anos 80 e 90 a televisão se tornou o principal “formatador” do modelo de conduta praticado pelo cidadão brasileiro. A TV vem influenciando crianças, jovens, pais, professores e, indiretamente, até mesmo a herança genética das novas gerações.
Observe o que na falta de um referencial ético e moral, pré-estabelecido pela sociedade para regulamentar a televisão brasileira, os artistas baseiam-se em si mesmos para influenciar a sociedade da forma como bem querem. Lamentavelmente, os assuntos que mais dão ibope, e que fazem “sucesso”, são os escândalos, os exageros, os exotismos, as fantasias perigosas, o “prazeísmo” inconseqüente, etc... Logo, a influência que a TV faz atualmente sobre a sociedade não é a da melhor qualidade. Portanto, se queremos que o cidadão brasileiro absorva um padrão de conduta que torne a nação pacífica e próspera, temos que estabelecer um referencial de conduta (um código de ética e de bons costumes) e, em seguida, garantir que ele seja respeitado por artistas e por produtores de televisão no Brasil.
Precisamos de um referencial ético e moral que iniba o desrespeito, a obscenidade, a imoralidade, a irreverência, a mentira, a vigarice, a ganância, o ódio, e que dê plena ênfase às verdades sejam elas quais forem. Se não combatemos os distúrbios comportamentais, propagados e estimulados pela TV nos últimos anos, a sociedade brasileira jamais alcançará níveis de desenvolvimento humano que lhe permita obter os resultados de paz e prosperidade que tanto deseja.

2º - Falta de transparência na gestão pública e nos impostos – A atual política de impostos embutidos (“invisíveis”), impede que o cidadão comum conheça o verdadeiro contribuinte do sistema tributário brasileiro. Esse desconhecimento mantém a sociedade muito passiva mesmo diante das inúmeras injustiças sociais vivenciadas ano após ano. O dia que o cidadão comum descobrir como funciona, de fato, o processo de recolhimento de impostos no Brasil, vai perceber que o próprio sistema é o causador da maioria dos problemas brasileiros.
Observe que nos países do Primeiro Mundo a diferença salarial, entre simples operários e diretores de empresas, raramente ultrapassa o patamar de 7 vezes, isto é, os diretores não ganham 20 vezes mais que os operários. Mas, aqui, no Brasil, mesmo no setor público essa diferença chega a 50 ou 100 vezes.
Tamanha injustiça é tolerada pacificamente porque a maioria dos cidadãos não sabe de onde sai o dinheiro que sustenta a nação. Assim que o cidadão comum descobrir que é, ele, o verdadeiro contribuinte de todos os impostos, certamente vai arregaçar as mangas e ajudar a corrigir os inúmeros absurdos da nossa sociedade.
A maioria dos cidadãos ainda não percebeu que as empresas ( indústrias, atacadistas, comércio etc.) não são os reais contribuintes dos impostos brasileiros. Na realidade, elas apenas repassam ao governo os valores previamente acrescentados aos preços de seus produtos, conforme o Governo sabe e aprova.
Portanto, que acaba pagando todos os impostos, de fato, é o consumidor final (o cidadão comum) que não tem para quem repassar os impostos embutidos no preço que pagou.
Se o governo der um pouco mais de transparência à questão dos tributos (desembutindo os impostos dos produtos, para que o cidadão comum possa vê-los), o povo perceberá a realidade em que vive e dará inicio às correções sócio-econômicas de que o Brasil tanto precisa.

http://www.renascebrasil.com.br/a

MAX WEBER

MaxWeber

Max Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobretudo em seu país, a Alemanha. Filho de uma familia de classe média alta, com pai advogado, Weber encontrou em sua casa uma atmosfera intelectualmente estimulante. Ainda era criança quando se mudaram para Berlim. Em 1882 foi para a Faculdade de Direito de Heidelberg. Um ano depois transferiu-se para Estrasburgo, onde prestou o serviço militar.
Em 1884 reiniciou os estudos universitários, em Gottingen e Berlim, dedicando-se as áreas de economia, história, filosofia e direito. Trabalhou na Universidade de Berlim como livre-docente, ao mesmo tempo em que era assessor do governo. Cinco anos depois, escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a Idade Média. A seguir escreveu a tese “A História das Instituições Agrárias”. Casou-se, em 1893, com marianne Schnitger e, no ano seguinte, tornou-se professor de economia na Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a de Heidelberg.
Depois disso, passou por um período de pertubações nervosas que o levaram a deixar o trabalho. Só voltou à atividade em 1903, participando da direção de uma das mais destacadas publicações de ciências sociais e a primeira parte de “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, que se tornaria sua obra mais conhecida e é de fato fundamental para a reflexão sociológica.
Em 1906 redigiu dois ensaios sobre a Rússia: “A Situação da Democracia Burguesa na Rússia” e “A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada”. No inicio da Primeira Guerra Mundial, Weber, no posto de capitão, foi encarregado de administrar nove hospitais em Heidelberg.
Quando a guerra terminou, mudou-se para Viena, onde deu o curso “Uma Crítica positiva da Concepção Materialista da História”. Em 1919 pronunciou conferências em Munique, publicadas sob o título de “História Econômica Geral”. No ano seguinte faleceu em consequência de uma pneumonia aguda.

NELSON MANDELA

Nelson Mandela
Lutou e doou a vida por uma causa

Vinte e sete anos de prisão, ver o seu povo sofrer e ser vítima do racismo não impediram que o grande homem desistisse de uma África do Sula humana. Nelson Rolihlahla Mandela é um dos principais nomes da luta contra a desigualdade. Durante décadas esteve à frente do movimento Antiapartheid como guerrilheiro e batalhou pelos direitos iguais para brancos e negros. Foi considerado pelo governo de seu país como terrorista por ter idéias contrários ao Apartheid, regime que durou mais de cinqüenta anos e foi um dos mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Nele, os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das dos brancos. Não tinham a quem recorrer por meios legais, a não ser para o Congresso Nacional Africano, uma organização clandestina, liderada pelo advogado Mandela.
Durante todo o regime, Nelson foi firme contra a política sul-africana. Mesmo preso, conseguiu trazer luz para o seu movimento e despertou o interesse de ativistas do outro lado do mundo, Martin Luther King foi um dos aliados de Mandela na luta pela desigualdade. Foram muitos anos de luta e somente em 1994, depois de prisões de ativistas e chacinas acontecerem, o país teve eleições democráticas, brancos e negros votaram. Era o fim do apartheid político. Mandela concorreu à presidência e ganhou. O sonho do advogado negro que estava começando a se tornar realidade.
Hoje o regime não existe mais politicamente, mas ainda atrapalha a vida dos negros que vivem na África do Sul. A minoria branca detém a riqueza do país, vive nos melhores bairros e consegue os melhores empregos. Como em todo o mundo, infelizmente, os negros ainda são discriminados.
A sorte é que ainda existem pessoas de fibra como Nelson Mandela, lutando para promover a igualdade entre todas as raças. Reflita com algumas frases do mestre. “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
“Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.”


1) Leia e escreva sobre o grande homem que lutou e deu a vida para promover a igualdade entre todas as raças.

Na FAMÍLIA HIGH-TECH ,todo mundo é uma ILHA

As pessoas estão vivendo “ilhadas” dentro de suas próprias famílias. Super-equipadas, as casas de classe média se tornam aglomerados de pequenos hábitats high-tech. Muitas casas já aboliram a mesa de jantar – considerada “objeto obsoleto” -, têm uma TV para cada membro da família e um telefone por cômodo.
A dona-de-casa, ou empregada, não prepara mais um jantar, mas uma espécie de bandejão caseiro: várias bandejas de composições diferentes que são esquentadas no microondas à medida que cada um chega em casa.
Nas classes sociais mais abastadas está surgindo uma forma de relacionamento familiar. Pesquisas sociais mostram que nas famílias abonadas, que têm condições de manter, por exemplo, vários aparelhos de TV, os filhos assistem a um mesmo programa de TV, mas cada um em seu quarto. Às vezes, eles se encontram no corredor e comentam uma cena da novela.
Por um lado, esse isolamento dentro da família acaba atenuando ou camuflando os conflitos de gerações: as pessoas não se encontram e, sem contato, não há briga. Por outro lado, esse isolamento dá mais liberdade aos jovens, que acabam retardando a saída de casa. Antes, para as pessoas se sentirem livres, tinham de sair de casa. Agora podem conseguir seu espaço dentro de casa.
O estudante de medicina Humberto José Horvath Marques diz ter um relacionamento “ótimo” com suas irmãs, que vê no máximo duas vezes por semana. “O problema são os horários escalonados. “Às vezes chego tarde e percebo que minha irmã está ouvindo som no quarto dela”, conta. O quarto de minha irmã é equipado com videocassete, TV, som e telefone.
Humberto volta da faculdade às 19 horas. “Esquento o prato que a minha mãe deixou no microondas, vou para o quarto assistir a “ Os Dinossauros” que deixo gravando de manhã. O bom desse esquema é que quando a família se reúne existe uma troca maior de carinho”, acredita. O seu pai, o administrador Lyondegar Marques, diz que essa independência é necessária para as “crianças”. Mas lamenta: “Às vezes tenho a impressão de que moramos em uma pensão.”
(Adaptado de Folha de S.Paulo,5.10.1996)

AMBIENTE VIRTUAL DA TURMA

Projeto didático

Objetivos:
• Entrar em contato com ferramentas de ambientes virtuais, como blogs e fóruns de discussão.
• Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasse.
• Produzir um blog e participar de um fórum virtual sobre recursos renováveis e não renováveis.

Conteúdos:
• Pesquisa de ambientes virtuais na internet.
• Gênero blog.
• Recursos renováveis e não renováveis.

Tempo estimado: Dez aulas.

Material necessário
Computadores com acesso à internet. Textos Recursos Naturais (em www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/6865/recursos-naturais), Conservação dos Recursos Naturais (em portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula).

Desenvolvimento
• 1ª etapa
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a camada pré-sal e por que o petróleo é um recurso valioso. Se as reservas são tão grandes, ele não deveria custar menos? Acompanhe a argumentação dos jovens e exponha os conceitos de recursos renováveis e não renováveis, abordando questões que expliquem o que são, como se formam e qual a importância deles. Para referência bibliográfica, leia os quatro primeiros textos indicados no item material necessário.
• 2ª etapa
Converse com os alunos a respeito de ferramentas virtuais de interação. Para que servem blogs e fóruns? Quais as características do texto de cada um deles? Convide a turma a criar um blog e um fórum para conhecer mais a respeito de recursos renováveis e não renováveis, realizando pesquisas e conversas a respeito. Explique que esses ambientes virtuais vão funcionar como uma atividade extraclasse e é importante que todos se cadastrem como usuários de ambas as ferramentas para participar.
• 3ª etapa
Para inaugurar o blog, crie um post a respeito do que são recursos renováveis e não-renováveis, retomando o que foi exposto na primeira etapa e proponha que todos os estudantes pesquisem a respeito da bacia petrolífera do Tupi e registrem suas descobertas. Do que se trata? Onde está localizada? Que tipo de recurso pode ser extraído dela? É renovável ou não? Qual a importância dos estudos e da exploração dela para o nosso país? Antes da pesquisa propriamente dita, é importante abordar a validade das fontes consultadas. Questione a turma sobre o que fazer para verificar se o material acessado tem qualidade para servir de bibliografia. É importante que os estudantes concluam que sites de órgãos públicos, instituições de pesquisa e publicações (como www.petrobras.com.br, da Petrobrás, www.revistapesquisa.fapesp.br, da revista Pesquisa Fapesp, viajeaqui.abril.com.br/national-geographic, da revista National Geographic. Enfatize a importância de os alunos lerem os posts dos colegas e de todas as descobertas bibliográficas serem socializadas.
• 4ª etapa
Analise os registros dos alunos e comente cada um deles, questionando os autores, se necessário. Marque uma nova data para avaliar as respostas. Em sala, comente o desenvolvimento do blog para estimular mais participações.
• 5ª etapa
Agora, o ambiente virtual explorado será o fórum e você será o mediador. Elabore um texto para fomentar a discussão que envolva a camada pré-sal. Como bibliografia, recorra às charges e aos três últimos textos indicados no item Material Necessário. Combine um período para todos publicarem seus pontos de vista a respeito do assunto.

Produto final
Ambiente virtual da turma.

Avaliação
Avalie as fontes de pesquisa dos alunos, a qualidade e a autenticidade dos textos, a assiduidade na participação e os argumentos de cada um. Proponha uma questão a ser respondida individualmente no blog. Como a exploração dos recursos renováveis e não renováveis interfere na questão da sustentabilidade ambiental? Os alunos devem elaborar um texto argumentativo.

domingo, 1 de maio de 2011

HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA

Historia da Sociologia


A Sociologia é uma área de interesse muito recente, mas foi a primeira ciência social a se institucionalizar. Antes, portanto, da Ciência Política e da Antropologia.
Em que pese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte ( em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem – inclusive a História, a Psicologia e a Economia. Montesquieu também pode ser encarado como um dos fundadores da Sociologia – talvez como o último pensador clássico ou o primeiro pensador moderno.
Em Comte, seu esquema sociológico era tipicamente positivista, (corrente que teve grande força no século XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que , se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os “remédios” para os problemas de ordem social.
As transformações econômicas, políticas e culturais ocorridas no século XVIII, como as Revoluções Industrial e Francesas, colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade com relação a suas formas passadas, baseadas principalmente nas tradições.
A Sociologia surge no século XIX como forma de entender essas mudanças e explicá-las. No entanto, é necessário frisar, de forma muito clara, que a Sociologia é datada historicamente e que o seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.
Esta disciplina marca uma mudança na maneira de se pensar a realidade social, desvinculando-se das preocupações especulativas e metafísicas e diferenciando-se progressivamente enquanto forma racional e sistemática de compreensão da mesma.
Assim é que a Revolução Industrial significou, para o pensamento social, algo mais do que a introdução da máquina a vapor. Ela representou a racionalização da produção da materialidade da vida social.
O triunfo da indústria capitalista foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o controle de um grupo social, convertendo grandes massas camponesas em trabalhadores industriais. Neste momento, se consolida a sociedade capitalista, que divide de modo central a sociedade entre burgueses (donos dos meios de produção) e proletários (possuidores apenas de sua força de trabalho). Há paralelamente um aumento do funcionalismo do Estado que representa um aumento da burocratização de suas funções e que está ligado majoritariamente aos estratos médios da população.
O desaparecimento dos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho, e etc., tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas tradicionais de vida.
Não demorou para que as manifestações de revolta dos trabalhadores se iniciassem. Máquinas foram destruídas, atos de sabotagem e exploração de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres, formação de sindicatos e movimentos revolucionários.
Este fato é importante para o surgimento da Sociologia, pois colocava a sociedade num plano de análise relevante, como objetivo que deveria ser investigado tanto por seus novos problemas intrínsecos, como por seu novo protagonismo político já que junto a estas transformações de ordem econômica pôde-se perceber o papel ativo da sociedade e seus diversos componentes na produção e reprodução da vida social, o que se distingue da percepção de que este papel seja privilégio de um Estado que se sobrepõe ao seu povo.
O surgimento da Sociologia prende-se em parte aos desenvolvimentos oriundos da Revolução Industrial, pelas novas condições de existência por ela criada. Mas, uma outra circunstancia concorreria também para a sua formação. Trata-se das modificações que vinham ocorrendo nas formas de pensamento, originada pelo Iluminismo. As transformações econômicas, que se achavam em curso no ocidente europeu desde o século XVI, não poderiam deixar de provocar modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.

ÉMILE DURKHEIM

Émile Durkheim um dos pais da sociologia moderna

Émile Durkheim nasceu cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.

Biografia

Viveu numa família muito religiosa, pois seu pai era um rabino. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social.
Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.

Principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim:

• Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
• A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
• As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
• A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões;
• Divisão do trabalho social: numa sociedade cada individuo deve exercer uma função especifica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Principais obras:

- A divisão do trabalho social (1893)
- A regras do método sociológico (1895)
- O suicídio (1897)
- A educação moral (1902)
- As formas elementares da vida religiosa (1912)
- Lições de Sociologia (1912)

TESTE PSICOLÓGICO

Teste psicológico







TESTE DE PSICOLOGIA: Você vai precisar de lápis e papel para anotar o número da questão e a resposta, assim fica mais fácil para ver o resultado.

Dica: Antes de escolher a alternativa, IMAGINE e somente depois veja em qual das alternativas melhor se encaixa o que você imaginou. Não demore mais que 10 segundos para responder cada pergunta.




1- Você está passeando a pé por um caminho. O que vê a sua volta?
a) uma floresta escura, com enormes árvores, que impedem até a passagem dos raios de sol.
b) um campo de milho, debaixo de um céu fantástico.
c) montanhas grandes, cobertas por árvores bem verdes..


2- Em qual objeto você quase tropeçaria?
a) um espelho.
b) um anel.
c) uma garrafa.


3- Você pegaria qualquer um deles?
a) sim
b) não


4- Seguindo pela mesma trilha, você tem que atravessar um pedaço cheio de água. O que seria?
a) um limpo, claro e sereno lago
b) uma ruidosa cachoeira
c) um borbulhante riacho


5- No meio da travessia, você vê uma chave dentro da água. Como ela é?
a) normal, de uma casa
b) uma bonita chave antiga
c) bem pequena, de cadeado


6- Depois de passar pela água, você continua andando e, logo a frente, vê uma casa. De que estilo?
a) uma mansão à la Hollywood
b) uma cabana com um gramado bem aparado
c) um lindo castelo em ruínas


7- O que você faz?
a) entra
b) olha pela janela
c) não se interessa


8- De repente algo cruza seu caminho e assusta você. O que é?
a) um urso
b) um mágico
c) um gnomo



9- Agora, você chega a um muro com uma porta e dá uma espiada no
buraco da fechadura. O que vê do outro lado?
a) um jardim maravilhoso
b) uma lagoa no meio do deserto
c) uma praia com ruidosas ondas



RESULTADOS:


1) A VIDA COMO VOCÊ A VÊ:
a) A floresta indica que você vai fundo nas coisas que quer, sabe identificar seus objetivos e conciliar suas metas, porém é quieto(a), calmo(a) e cauteloso(a) . Todos que te conhecem o (a) acham interessante e não se cansam de elogiar seu ar misterioso, já que, por nada neste mundo, mostra seu verdadeiro eu logo de cara. Sabe ser um bom ouvinte.
b) O campo de milho indica que você é brilhante, sociável, amável, brincalhão(ona) . Faz amigos com facilidade e raramente se sente sozinho(a).. Aonde quer que vá, é sempre o centro das atenções e, por isso, sente-se feliz e se diverte, digamos, até com uma certa facilidade.
c) Caso tenha escolhido as montanhas, é sinal de que você é prático(a), tem senso de justiça, pé no chão e conquista as pessoas por sua honestidade. Uma prova disso é que sua atitude quando alguém pede que ajude a resolver um problema. Antes de tomar qualquer partido, ouve as partes envolvidas.


2) A PESSOA DOS SEUS SONHOS:
a) A escolha do espelho mostra que você não acredita que 'pólos opostos se atraem' , quando isto é em relação ao amor, e que, só vai sossegar quando encontrar a sua 'alma gêmea', a pessoa que tenha os mesmos ideais seus. Nada mais justo. Só que é bom olhar um pouco mais a sua volta, porque de repente a pessoa perfeita para você pode ser alguém que normalmente você não olharia duas vezes.
b) A escolha do anel significa que você coloca os sentimentos acima de qualquer outra coisa na vida, até de seu amor próprio. Romântico(a), acredita em amor eterno, e rima 'amor com dor'. Mesmo quando está sofrendo e sendo rejeitado(a) , continua acreditando que a pessoa um dia vai descobrir que te ama. No seu projeto de vida, embora não admita, quer que seu parceiro(a) cuide de você e supra suas carências.
c) Se escolheu a garrafa você é ambicioso(a) , inteligente, prático(a) e quer um(a) companheiro( a) que ajude e batalhe ao seu lado, mais do que amor, paixão, busca, companheirismo e um parceiro(a) esperto(a), disposto(a), colaborador( a). Dos chamados 'moscas mortas', você prefere manter distância.


3) VOCÊ QUER UM COMPROMISSO SÉRIO?
a) Se respondeu sim, você não vê a hora de encontrar a pessoa certa, ou estando com alguém não tem problemas em se envolver.
b) Se respondeu não, tem outras prioridades, pelo menos por enquanto.


4) LIMITES DA PAIXÃO:
a) O lago reflete seu desejo de querer se ver livre de relacionamentos superficiais. Porém, só quando encontrar alguém muito especial, é que vai mergulhar de cabeça.
b) A cachoeira revela que você gosta de conquistar, esbanjar seu charme e saber que as pessoas se apaixonam facilmente por você, mesmo que para você logo tudo perca a graça. Mas sempre aparece alguém novo, aliás, muito natural.
c) O que um riacho é capaz de fazer, não? Você vive apaixonado(a) e sempre por alguém diferente. Você é movido à paixões e emoções intensas, passionais. Não dá outra: está sempre com uma pessoa diferente e sempre jurando que encontrou o amor de sua vida.


5) FUTURO BRILHANTE:
a) Se viu a chave de uma casa, você tem uma vontade secreta de abrir novos horizontes na sua vida, só não sabe que rumo seguir.
b) Se viu a chave antiga, mostra que você tem garra e uma vontade ilimitada de aprender tudo o que puder e que vai atrás e luta por seus objetivos.
c) Ver a chave do cadeado significa que, você acredita na sua intuição para ajudá-lo(a) a encontrar um caminho, fora do comum, que te abrirá as portas do sucesso.


6) QUEM É QUE NÃO TEM AMBIÇÃO?
a) Escolher a mansão, quer dizer que você possui vários objetivos na vida, e muito legais. Além disso, se esforça para ser o (a) melhor em tudo que faz e sente-se atraído(a) por atividades que dão chance de expressar sua criatividade.
b) A cabana é a visão de uma pessoa realista sobre seu próprio futuro e que tem os pés firmemente plantados no chão. E provavelmente vencerá em qualquer atividade usando o esforço próprio.
c) Caso tenha achado o castelo mais simpático, é porque ainda não conseguiu decifrar muito bem o que deseja para o amanhã. Enquanto isso, para não se desapontar, caso alguma coisa dê errado, prefere sonhar com o que vai fazer com o dinheiro todo que irá ganhar, quando ficar milionário.


7) QUANDO O SUCESSO CHEGAR
a) Entrar na casa é ter confiança em tudo o que faz, sabendo que existe sempre a possibilidade de erro ou acerto. Sendo assim, nada consegue atrapalhar seu caminho.
b) Se você olhou pela janela, é porque tem medo de falhar e por isso, desiste de tudo, sem ao menos ter tentado.
c) Caso não tenha se interessado, é porque você se contenta com coisas simples e prefere não correr atrás do sucesso.


8) MEDO DE QUE?
a) Para você, que escolheu o urso, depender de alguém é a coisa pior que pode te acontecer na vida. Na sua opinião, uma pessoa alcança a felicidade a partir do momento em que estiver pronta para andar com os próprios pés.
b) Através do mágico, você demonstra o receio que tem com as situações que estão fora do seu controle. Porém, para aliviar tamanha tensão, procura ajuda com um poderoso gurú e explicações sobrenaturais para seus problemas pessoais.
c) O gnomo é o retrato de uma pessoa preocupada com que os outros vão pensar dela, como os outros vão reagir se disser ou fizer coisas que elas não gostam ou aprovam. Afinal por que tanto medo de não ser aceito(a)?


9) SEU EU MAIS PROFUNDO
a) Escolhendo o jardim, você provou que é maduro(a), honesto(a), sensível e dono(a) de uma inteligência privilegiada. Não é a toa que todos confiam em você de olhos fechados.
b) Se escolheu a lagoa, ela apenas reforça a sua necessidade de ter seu próprio espaço, até para se isolar quando sente que as coisas não andam lá como tinha planejado. Chegará um dia em que você descobrirá que compartilhar os sentimentos com alguém de sua confiança poderá ajudá-lo(a) a ficar melhor.
c) A praia é a escolha de quem é apaixonado(a) pela vida, nada convencional, com opiniões próprias e nem um pingo de receio de defendê-las e mudá-las, se for preciso.

























--
"Que o caminho seja brando a teus pés,
o vento sopre leve em teus ombros.
Que o sol brilhe cálido sobre tua face,
as chuvas caiam serenas em teus campos.
E até que eu de novo te veja,
que os Deuses te guardem nas palmas das Suas mãos"
(benção irlandesa)


--
"SEJA A TRANSFORMAÇÃO QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO" M.M.Gandhi