domingo, 25 de abril de 2010

sábado, 17 de abril de 2010

DEUS DÁ AS NOZES

Deus dá as nozes

Deus nos dá as nozes. Mas não as quebra. (Provérbio Alemão)
Tem muita gente esperando o bolo pronto!
Gente que espera mais do que um milagre,
querem que os anjos virem contadores,
e resolvam a sua contabilidade pessoal que não fecha:
- gastam mais do que ganham e vivem endividados.
Querem que os anjos virem médicos,
e curem aquela cirrose de anos de muito álcool,
o enfizema de anos de tabaco,
as doenças crônicas de anos de má alimentação,
as doenças nervosas da falta de amor próprio.
O milagre está ai todos os dias, a disposição de quem quer mudar.
É o sol que propicia o trabalho,
a chuva que promove o arado,
o mar que traz o cardume,
o rio que se enche de peixes,
a tecnologia que cria empregos,
a própria vida que se renova,
e diz de forma clara e concisa:
- Deus dá tudo o que você precisa!
É tempo de motivação,
de acreditar mais em você.
Usar a energia da alma e do coração.
Tempo de pegar as nozes e quebrá-las.
Com os frutos, fazer bolos, doces e sorvetes.
Tantas possibilidades para o milagre se estabelecer,
para você ver e sentir Deus.
Aprende então:
Deus não se encontra na lamentação,
nem se acha com reclamação.
Deus se encontra no trabalho, no suor do rosto,
daquele que se entrega ao bem,
que não tem tempo para falar mal de ninguém.
Gente que descobre de verdade,
que é ele mesmo, é um verdadeiro milagre.

Eu acredito em você
Paulo Roberto Gaefke

domingo, 4 de abril de 2010

COMO APROVEITAR A OPORTUNIDADE

COMO APROVEITAR A OPORTUNIDADE

Conselhos dos especialistas em recursos humanos e recrutamento de talentos para tomar um estágio mais produtivo

 Dê idéias
É difícil, principalmente no início do estágio, vencer a timidez e dar opiniões ou fazer sugestões. Mas lembre-se de que as empresas não querem estudantes calados e interessados apenas em cumprir tarefas. Contribua também com idéias.

 Faça perguntas
Independentemente de você ser efetivado ou não na empresa, o próprio estágio já é uma oportunidade de passar um longo período em contato direto com pessoas que trabalham naquela carreira que você escolheu. Tire com elas as dúvidas que tem sobre a profissão.

 Aprenda a se relacionar
A observação pode soar tola, mas ficar atento a como as pessoas se relacionam no trabalho é altamente educativo. Você está conhecendo um ambiente diferente da família e da escola, no qual existem hierarquia, ordens e chefes, e precisa aprender essa nova forma de relacionamento.

 Passe por mais de uma área da empresa
A tentação de ficar em um departamento é grande, pois você já tem um bom relacionamento com aquelas pessoas. Resista. O estágio é um aprendizado. Conhecer mais de uma área da empresa vai lhe dar uma visão abrangente da firma.

 Conheça a cultura da empresa
Cada companhia se comporta de maneira diferente, tanto em relação aos seus funcionários quanto ao mercado. Troque informações com colegas de trabalho, professores e amigos da universidade. Tente separar quais são as particularidades da sua empresa e o que é uma regra.

 Troque experiências com seus amigos
Para saber se seu estágio vai bem ou mal, não conte apenas com a opinião de seu chefe. O melhor é manter contato com outros estagiários e com amigos que estejam em outras empresas para comparar suas experiências.

 O estágio não substitui a faculdade
Não se dedique mais ao estágio do que ao seu curso. A sua formação acadêmica é muito mais importante agora do que os conhecimentos técnicos que se obtêm nos estágios. Durante toda a vida você vai estar aprendendo na prática, mas os conhecimentos de base você só terá na universidade.

 Esteja pronto para servir cafezinho, se preciso
Não crie expectativas demais em relação ao estágio. Você provavelmente não terá muitas responsabilidades nem poderá aplicar tudo o que já aprendeu na universidade. Esteja pronto, se for necessário, para tirar cópias de relatórios ou simplesmente ser um mensageiro.

DIA DO ENFERMEIRO 12 de maio

DIA DO ENFERMEIRO: HISTÓRIAS E CURIOSIDADES DA PROFISSÃO

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente. Durante séculos a Enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e à novas possibilidades de trabalho nesta área.

Origem da Profissão
Desde os tempos do Velho Testamento a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência. Nesta época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos..
Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e entre os séculos V e VIII a Enfermagem surge como uma prática leiga, desenvolvida por religiosos como se fosse mais um sacerdócio. Sendo assim, tornou-se uma prática indigna e sem atrativos para as mulheres da época, pois consideravam o trabalho como um serviço doméstico, o que atestava queda dos padrões morais que a sustentavam, até então, o trabalho da enfermagem.
Mesmo com essa crise da profissão, a evolução do trabalho associados ao reconhecimento da prática, em meados do século XVI a enfermagem já começa a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e no século XIX, vista como Enfermagem moderna na Inglaterra. A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a ANA (American Nurses Association) define a Enfermagem como: uma ciência e uma arte, levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente.

De onde vem o nome Enfermeiro
A palavra Enfermeira(o) se compõe de duas palavras do latim: “nutrix” que significa Mãe e do verbo “nutrire” que tem como significados, criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX acabaram se transformando na palavra NURSE, que traduzido para o português, significa Enfermeira.


ENFERMEIRAS FAMOSAS

Nos últimos três séculos alguns nomes da enfermagem mundial tornaram-se referência da história da profissão e dos ensinamentos que a Enfermagem propaga através dos tempos. Imortalizadas, algumas delas como Florence e Ana Néri ainda servem como fonte de inspiração para novos profissionais, para estudiosos, romancistas e interessados na profissão de Enfermeiro.

Florence Nightingale – Dama da Lâmpada
Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança - o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim. Em 1845, em Roma, no desejo de realizar-se como enfermeira, estudou as atividades das Irmandades Católicas e em 1849 fez uma viagem ao Egito, onde decide servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas. Seu primeiro papel como enfermeira de guerra foi em 1854, na Guerra da Criméia.
Durante os combates da Guerra da Criméia, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão, percorria as enfermarias dos batalhões e acampamentos atendendo os doentes, o que a fez ficar conhecida mundialmente como Lady With The Light. Ao retornar em 1856, adoentada pelo TIFO, Florence recebe um prêmio em dinheiro do governo Inglês, em reconhecimento ao seu trabalho. Ela usa o dinheiro e dá início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859 e que passou a servir de modelo para as demais escolas que vieram depois.

Ana Néri
Ana Justina Ferreira nasceu em 1813, na Cidade de Cachoeira, na Bahia. Sua vocação como enfermeira começou em meados de 1864, quando seus dois filhos, um médico militar e um oficial do exército, foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870). Ana Neri não resiste à separação da família e coloca-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. A atuação de Ana Néri na guerra, junto aos feridos foi incansável. Desdobrou-se como enfermeira, ministrando medicamentos e proporcionando alívio e conforto aos doentes.
Após cinco anos de guerra, Néri retorna ao Brasil e o governo imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha e no período já republicano, o nome Ana Néri foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo governo federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880, aos sessenta e seis anos.

Brasileiras na Segunda Guerra Mundial
Nem só os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ficaram imortalizados durante a Segunda Guerra Mundial. Uma comitiva de mais de 100 enfermeiras brasileiras partiu para o fronte para auxiliar os postos de emergência e para ajudar e facilitar a comunicação entre soldados e oficiais do exército americano com os do exército brasileiro, pois os dois países eram aliados na guerra.

AS DOENÇAS E VOCÊ ...................

Curioso, não? Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos ... principalmente daqueles que escondemos de nós ...
AS DOENÇAS E VOCÊ ...

Segundo a psicóloga americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Ela afirma que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. "Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão", diz a psicóloga americana Louise L. Hay. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:
Doenças - Causas:
Amigdalite: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
Anorexia: Ódio ao externo de si mesmo.
Apendicite: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom. Arteriosclerose: Resistência. Recusa em ver o bem.
Artrite: Crítica conservada por longo tempo.
Asma: Sentimento contido, choro reprimido.
Bronquite: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões. Câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo. Colesterol: Medo de aceitar a alegria.
Derrame: Resistência. Rejeição a vida.
Diabetes: Tristeza profunda.
Diarréia: Medo, rejeição, fuga
Dor de Cabeça: Autocrítica, falta de autovalorização.
Enxaqueca: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
Fibromas: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.
Frigidez: Medo. Negação do prazer.
Gastrite: Incerteza profunda. Sensação de condenação. Hemorróidas: Medo de prazos determinados. Raiva do passado. Hepatite: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
Insônia: Medo, culpa.
Labirintite: Medo de não estar no controle.
Meningite: Tumulto interior. Falta de apoio.
Nódulos: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
Pele (Acne): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo. Pneumonia: Desespero. Cansaço da vida.
Pressão Alta: Problema emocional duradouro não resolvido.
Pressão Baixa: Falta de amor em criança. Derrotismo.
Prisão de Ventre: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
Pulmões: Medo de absorver a vida.
Quistos: Alimentar magoa. Falsa evolução
Resfriados: Confusão mental, desordem, mágoas.
Reumatismo: Sentir-se vitima. Falta de amor. Amargura.
Rinite Alérgica: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
Rins: Crítica, desapontamento, fracasso.
Sinusite: Irritação com pessoa próxima.
Tiróide: Humilhação.